Três pós brancos que causam dependência: você é viciado em algum deles?

Receitas e Histórias

Se engana quem  pensa que apenas a cocaína pode causar efeitos devastadores no corpo e causar dependência. Estudos revelam que o açúcar e a farinha de trigo também podem ser viciantes.

É o caso do açúcar refinado e da farinha de trigo refinada.  Ambas são resultado do processamento de plantas: a cana e o trigo, respectivamente. Por serem refinados, são absorvidas de forma imediata pelo organismo, causando uma injeção de energia instantânea e dando a falsa sensação de prazer.  Seu efeito é o de uma descarga elétrica, mas que vai embora de repente, deixando a vontade de comer mais e mais, formando um círculo vicioso.

O resultado desta descarga de  açúcares e farinha de trigo  refinada é uma epidemia  diabetes tipo 2 e de obesidade em todo mundo.

Um outro componente viciante na alimentação é o chamado sabor “umami”. Nosso paladar é capaz de distinguir apenas quatro sabores: doce, salgado, amargo e azedo. Mas a indústria alimentícia desenvolveu um quinto sabor, muito usado nos salgadinhos em pacotes, macarrões instantâneos e na chamada comida de laboratório.
“É impossível comer um só” , propaga o anúncio de um importante fabricante de salgadinhos. Estudos recentes mostram que realmente, alguns alimentos acabam viciando e induzindo o cérebro a comer sempre mais, mais e mais. Uma pesquisa realizada na Flórida, pelo Instituto de Pesquisas Scripps, mostrou que alguns alimentos ricos em calorias podem desencadear no cérebro respostas semelhantes à de drogas químicas como cocaína ou heroína. O estudo foi publicado pela revista Nature  Neuroscience e revelou como a chamada “junk food” pode levar à compulsão alimentar. A pesquisa foi realizada com ratos, e mostrou que as cobaias submetidas a uma dieta de “ junk food” recebiam no cérebro estímulo semelhante ao prazer proporcionado pelas drogas ao ingerir este tipo de comida. Nem submetidas a choques, as cobaias paravam de comer.

Aí mora o perigo de alimentos como hambúrgueres, batatas fritas, salsichas, nuggets, pipoca de microondas, salgadinhos fritos, bacon, amendoins confeitados, bolos, etc. Eles estimulam regiões do cérebro responsáveis pelo prazer, que com o tempo, depois de super-estimuladas  causam mudanças neurobiológicas deteriorando-se gradativamente.

Outro ponto importante, é que estes alimentos costumam vir em porções:. “Como nosso cérebro quer comer ‘o todo’, fica muito difícil mandar a mensagem de comer apenas um pouco daquela porção. É por isso, que, diante de um balde de pipoca, mesmo já enjoados, continuamos comendo de forma compulsiva, diz a doutora Ana Paula Zanini, especialista em endocrinologia e metabolismo.

 

Imagem Reprodução

 

 

10 thoughts on “Três pós brancos que causam dependência: você é viciado em algum deles?

  1. SUPER MEGA KIT WHATSAPP MARKETING ENVIOS EM MASSA

    BRINDE: CURSO COMPLETISSIMO ROBO WHATSAPP MARKETING

    BRINDE: CURSO WHATSAPP,EBOOK 12 DICAS WHATSAPP,AUTORESPONDER WHATSAPP

    BRINDE: 1 SOFTWARE ENVIOS SMS EM MASSA

    BRINDE: 1 LISTA TELEFONES CELULARES SMS BRASIL COMPLETO 2016

    + SUPER PACOTES DE CURSOS EXTRAS WHATSAPP MARKETING

    Alcance Seu Publico Alvo

    Alavanque Suas Vendas

    Pedidos Na Area De Contatos

    SITE: http://www.robo-whatsapp.vai.la

  2. Simply want to say your article is as surprising.
    The clarity on your post is just cool and i can think
    you are an expert on this subject. Fine along with your permission allow me to clutch your
    RSS feed to keep updated with coming near near post.
    Thanks a million and please carry on the enjoyable work.
    billige fotballdrakter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *