Vaga Carne, espetáculo premiado de Grace Passô no Caixa Cultural Rio de Janeiro

Eventos , , ,

 

O premiado espetáculo Vaga Carne, escrito e performado pela atriz, diretora e dramaturga Grace Passô, faz nova temporada carioca de 19 a 29 de julho de 2018, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. As apresentações acontecem sempre às 19h, sendo na primeira semana de quinta a domingo (19 a 22 de julho) e, na segunda semana, de quarta a domingo (25 a 29 de julho).

Como parte da programação, Grace ministrará a oficina Atuação e Identidade nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho (sextas e sábados), das 10h às 15h. Serão oferecidas 15 vagas e os interessados deverão enviar uma carta de intenções e um resumo de experiências artísticas para o e-mail oficinagraosdaimagem@gmail.com até o dia 17 de julho. A oficina é voltada para atores e atrizes a partir de 17 anos. Os participantes devem ter disponibilidade para os quatro dias de oficina.

Em Vaga Carne, Grace Passô cria um campo de jogo entre palavra e movimento, no qual um corpo de mulher vive a urgência do discurso, a procura de suas identidades e de pertencimento. Uma voz errante invade esse corpo e narra o que sente enquanto sujeito, enquanto mulher, o que finge sentir, o que é insondável em si. Ao mesmo tempo, sonda o que seu corpo significa para o outro que o vê.

“A peça trata o corpo como uma matéria em busca de sincronicidade. Experimento, através de várias dinâmicas, mostrar ao público que eles têm os próprios corpos. Endereço a palavra e minha presença a ele e, escancaradamente, tento que reconheçam as próprias materialidades”, explica Grace.

A peça estreou em 2016, no Festival de Curitiba, e depois passou pelas unidades da CAIXA Cultural São Paulo e Salvador. Integrou a programação de diferentes festivais em Curitiba (PR), Recife (PE); Salvador (BA); Porto Alegre (RS); Vitória (ES) e em Brasília (DF), além de ter apresentações nas cidades de João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG) e Rio, entre outras.

Vaga Carne foi indicada aos prêmios Cesgranrio 2016 nas categorias Melhor Texto, Melhor Atriz (Grace Passô), Iluminação (Nadja Naira) e Melhor Espetáculo e venceu como Melhor Texto. Também recebeu o Prêmio Shell RJ 2016 como Melhor Texto. Já o Prêmio Questão de Crítica contemplou Grace Passô pelo conjunto do espetáculo. Dentre outras indicações, estão aquelas ao Prêmio APTR 2016 (RJ), ao Prêmio Bravo! 2016 (Nacional) como Melhor Espetáculo de Teatro, e ao Prêmio APCA (SP).

Sobre a atriz:

Grace Passô é diretora, dramaturga e atriz que trabalha em parceria com artistas e companhias teatrais brasileiras. Dentre seus trabalhos, dirigiu Contrações (Grupo 3 de Teatro, SP), Carne Moída (com formandos da Escola de Arte Dramática da USP), Os Bem Intencionados (Grupo Lume, SP), Sarabanda (a convite da Mostra Bergman, do Cine Humberto Mauro, MG), dentre outros.

Atualmente, integra o elenco de Preto, da Companhia Brasileira de Teatro (PR). Também está nas peças do repertório do Espanca!, grupo mineiro que fundou e no qual permaneceu por 10 anos, assinando a dramaturgia de Marcha para ZenturoAmores SurdosPor Elise; e Congresso Internacional do Medo, acumulando a função de diretora destes dois últimos. No cinema, foi protagonista de Praça Paris, longa da diretora Lúcia Murat lançado em 2017 e atualmente em cartaz. Por sua atuação no filme, ela ganhou Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

“Vaga Carne”, agora,  ganha as páginas em livro na sua primeira edição, publicada pela Editora Javali, de Belo Horizonte, integrando a Coleção Teatro Contemporâneo. Em suas 64 páginas, o livro traz provocações aos leitores e leitoras em sua diagramação, buscando interagir com a “voz” de “Vaga Carne”, que é capaz de invadir qualquer coisa.


O prefácio é assinado pela atriz, crítica e pesquisadora em teatro Soraya Martins, uma das idealizadoras do projeto Segunda Preta, em Belo Horizonte, que aborda a representatividade negra no palco e na plateia. A publicação  traz também fotos da montagem, de autoria de  Lucas Ávila e Guto Muniz. 

Ficha técnica:

Concepção, atuação e texto: Grace Passô

Equipe de criação: Kenia Dias, Nadja Naira, Nina Bittencourt e Ricardo Alves Jr.

Luz: Nadja Naira

Técnico e operador de luz: Edimar Pinto

Trilha sonora e operador de som: Ricardo Garcia

Figurino: Virgílio Andrade

Fotografia: Lucas Ávila

Pesquisa e produção: Nina Bittencourt

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Serviço:

Vaga Carne

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Lotação: 189 lugares (mais 3 para cadeirantes)

Datas: 
19 a 22 de julho de 2018 (quinta a domingo) e

25 a 29 de julho de 2018 (quarta a domingo)

Horários: 19h

Duração: 50 min

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h

Classificação indicativa: 14 anos

Acesso para pessoas com deficiência

Oficina Atuação e Identidade: 

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Data: 20, 21, 27 e 28 de julho de 2018 (sextas e sábados)

Horário: 10h às 15h

Vagas: 15 vagas

Inscrições: Enviar carta de intenções e resumo de experiências para o e-mail oficinagraosdaimagem@gmail.com até o dia 17 de julho. Os interessados devem ter disponibilidade para participar dos quatro dias de oficina.

Público-alvo: Atores e atrizes a partir dos 17 anos

Foto: Lucas Ávila

Divulgação

Assessoria de imprensa:

assessoriagraos@gmail.com

Duda Las Casas – (31) 999811696

Sandra Nascimento – (31) 99776 0141

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)

(21) 3980-3096 / 4097

www.caixacultura.gov.br | @imprensaCAIXA | imprensa.rj@caixa.gov.br

https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *