Semana Santa de Ouro Preto tem programação a partir de 9 de abril

Eventos , , , , , ,

A tradição da Semana Santa em Ouro Preto atravessa séculos e vem remontar a antiga Vila Rica. No século XVIII, instalou-se a Ordem Terceira dos Servitas, que ergueu a Igreja de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário. Ali os fiéis passaram a realizar anualmente nos sete dias que antecedem o início da Semana Santa o Setenário das Dores, que consta de cânticos barrocos e orações tradicionais, através dos quais se venera a Mãe de Deus em seus sofrimentos e dores.

Os eventos este ano se iniciam no dia 9 de abril e se encerram no dia 16. O Domingo, que marca a abertura das comemorações fala do mistério da Paixão do Senhor. A liturgia divide-se em duas partes: a primeira festiva, na qual aclama Cristo, Rei de Israel, com ramos de oliveira e brados de hosana; a segunda parte, mais dramática, narra a Paixão e morte de Cristo.

Na tarde do Domingo de Ramos as sacadas de Ouro Preto se vestem de roxo e vermelho para a passagem das procissões que conduzem o Senhor dos Passos e a Senhora das Dores até a praça central, onde se revive a piedosa tradição de meditar o doloroso encontro de Jesus e a Virgem Maria no caminho do Calvário.

As solenidades incluem ainda a “Soledade”, que significa uma extrema solidão, e é uma procissão, que relembra o caminho de volta, percorrido por Maria, do sepulcro, onde deixara o Filho sepultado, até sua casa.

O Ofício de Trevas é a celebração de duas horas canônicas: Matinas e Laudes de Quinta-Feira Santa.O nome “de trevas” se deve ao fato de que, ao longo da cerimônia, apagam-se lentamente 14 velas, dispostas num grande candelabro triangular, chamado tenebrário. Ao final, a décima quinta vela é retirada e a igreja fica às escuras.

Também se destacam O Lava- pés dos Apóstolos e a Procissão do Enterro, na Sexta-feira Santa.

Na madrugada de sábado para domingo de Páscoa é dia da tradicional confecção de tapetes coloridos.

No domingo a bela e colorida procissão celebrando a ressureição de Cristo pelas ruas da cidade.

Confira programação:

01 a 07 de Abril – Setenário das Dores
19:00 – Missa e Exercício de Meditação com a participação do Coral São Pio X na Igreja Nossa Senhora das Dores

07 de Abril – Sexta-Feira das Dores
19:00 – Missa e Encerramento do Setenário das Dores na Igreja de Nossa Senhora das Dores – Em seguida, Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia. Canto dos Inflamatus.

08 de Abril – Sábado dos Passos
19:00 – Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos até a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Canto do Popule Meus

09 de Abril – Domingo de Ramos e da Paixão
07:30 – Procissão de Ramos. Início na Igreja São Francisco de Assis até a Igreja de Nossa Senhora de Mercês e Perdões.
15:30 – Missa na Igreja de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos até à Praça Tiradentes.
16:00 – Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia. Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até à Praça Tiradentes.

11 de Abril – Terça-Feira Santa
19:00 – Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, reflexão das Dores de Nossa Senhora. Em seguida procissão da Soledade, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Igreja de São Francisco de Assis.

12 de Abril – Quarta-Feira Santa
19:00 – Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões. Em seguida, solene Ofício das Trevas.
Solene Tríduo Pascal

13 de Abril – Quinta-Feira Santa
18h30 – Na Igreja de São Francisco de Assis, missa Solene In Coena Domini – da Ceia do Senhor, com Sermão da Eucaristia.
20:30 – Sermão do Mandatum e cerimônia do Lava-Pés, em frente a Igreja de São Francisco.

14 de Abril – Sexta-Feira Santa
09:00 – Sermão das Sete Últimas Palavras do Divino Redenção na Cruz na Igreja de Nossa Senhora das Dores.
15:00 – Solene Ação Litúrgica na Igreja de Nossa Senhora das Dores: Liturgia da Palavra, Adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Santíssima Eucaristia.
19:00 – Em frente a Igreja de São Francisco de Assis, apresentação das figuras bíblicas.
20:00 – Sermão do Descendimento da Cruz. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro, conduzindo as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

15 de Abril – Sábado Santo
19:00 – Soleníssima Vigília Pascal: Benção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, Canto do Exultet, do Glória e do Aleluia, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

16 de Abril – Domingo da Páscoa
07:00 – Missa na Igreja de São Francisco de Assis. Em seguida, jubilosa Procissão, conduzindo o Cristo vivo e ressuscitado até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Após Bênção do Santíssimo e Missa.
19:00 – Missa, Coroação de Nossa Senhora do Triunfo e canto do To Deum, na Igreja de São Francisco de Assis, encerrando as celebrações.

Na foto de capa reprodução de obra do Mestre Emeric Marcier

Com:

@blimabracher #blimabracher
@blimabracher #blimabracher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *