Semana LGBT deixa mais colorida a região dos Inconfidentes

Eventos , , , , , ,

A comunidade LGBT de Itabirito, por meio do Ita LGBT, se organiza desde 2013 para em todo final de ano comemorar a Semana da Diversidade Cultural e Cidadania LGBT alusiva ao dia do Orgulho LGBT.

Nesta época, acontecem várias atividades, promovendo  o diálogo com os diversos segmentos da sociedade sobre a garantia da cidadania LGBT, a promoção da Saúde integral, acesso com equidade, igualdade, e a integralidade e universalidade dos serviços públicos.

A “V – Semana da Diversidade Cultural e Cidadania LGBT da região dos Inconfidentes (Itabirito, Ouro Preto e Mariana) este ano, especialmente, acontecerá de 4 a 10 de dezembro na cidade de Itabirito, com o tema “Dialogando sobre direitos, promoção da saúde e a integralidade do cuidado da população LGBT”.

Outro destaque do encontro é a  Rede Nacional de Liderança Jovem LGBT, ligados a UNALGBT. Um mecanismo que irá solidificar contra  epidemias, promovendo a saúde integral LGBT, garantindo a cidadania, os direitos humanos e o acesso com equidade aos diversos serviços públicos.

Dentre os objetivos:

 

  • Criar uma nova estratégia de comunicação com as populações chaves para a prevenção das IST, HIV, Aids e Hepatities Virais;
  • Promover a formação de lideranças sociais para a garantia da universalidade e integralidadedo SUS E SUAS para a população LGBT;
  • Reduzir a violência e violação de direitos contra a população LGBT e consequentemente reduzir a vulnerabilidade dessa população à infecções sexualmente transmissíveis;
  • Enfrentar a discriminação contra identidade de gênero e orientação sexual no SUS, SUAS e em toda rede de proteção social para ampliar e fortalecer a prevenção, o diagnóstico e tratamento das IST, HIV, Aids e Hepatittes Virais na população LGBT;
  • Fortalecer a incidência política, participação e controle social da população LGBT no SUS com foco no controle da epidemia do HIV, Aids e Hepatites Virais.

 

O encontro terá abrangência nacional e terá como publico alvo: jovens e adultos gays e homens que fazem sexo com homens (HSH); travestis; mulheres transexuais; pessoas que usam álcool e outras drogas; pessoas vivendo com HIV/Aids.

A festa PRÉ-PARADA ITA LGBT acontece no dia 09 de dezembro de 2017, na Praça de Eventos dos Inconfidentes as 21 horas com diversas atrações da Cultura LGBT da região dos inconfidentes e região sudeste.

Programação Completa:

Ato no Legislativo pelo Dia do Orgulho LGBT 

4/10 – segunda-feira – 19h30
Local:Plenário da Câmara Muncipal

cerimônia de Entrega das comendas de Direitos Humanos e Cidadania LGBT

6/12 – quarta-fera – 18h30
Local: Câmara Muncipal de Itabirito

Seminário: O cuidado da saúde e o aconselhamento pré e pós-testagem

07/12 – quinta-feira – 13h
Local: IFMG Campus Itabirito

I Encontro Nacional de Jovens Lideranças Sociais sobre Direitos, Saúde e Participação Social da UNALGBT

7/12 – quinta-feira – 18h
8/12 a 10/12 – IFMG campus Itabirito – 8h às 17h

Plenária da UNALGBT – MG

09/12 – sábado – 19h
Local: IFMG Campus Itabirito

Festa Pré-Parada ITA LGBT

9/12 – sábado – 21h
Local: Praça de Eventos dos Inconfidentes 

V Parada do Orgulho LGBT da Região dos Inconfidentes

10/12 – domingo – 15h

Local: Largo Muncipal Professor Alírio Ferreira Vaz (em frente à Escola Estadual Engenheiro Queiroz Júnior)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *