Rildo César Souza e Andréia Ribeiro lançam livro sobre o Congado em Minas

Eventos , , , ,

Em celebração ao mês da consciência negra, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado recebe neste sábado (24), às 15h, o lançamento do livro “Narrativas sobre Nossa Senhora do Rosário”, de Rildo César Souza e Andréia Ribeiro. Após percorrerem vários municípios mineiros, os escritores coletaram uma gama de relatos sobre a Santa padroeira dos congadeiros. As narrativas retratam as hierarquias que compõe os grupos de congados e os motivos que levaram a Santa a escolher em suas bênçãos negros escravizados. O trabalho ainda esmiúça as várias formas em que o mito da aparição é contado pelos devotos.

A partir de conversas informais com os congadeiros, Rildo e Andreia decidiram colocar no papel toda a memória retratada pelos fiéis. “Nós trabalhamos na área de proteção do patrimônio cultural. E durante as nossas viagens por Minas Gerias, aproveitamos para fazer o levantamento de todas as manifestações do Congado. Ao nos depararmos com a diversidade de relatos sobre a aparição de Nossa Senhora do Rosário, decidimos compartilhar essa experiência por meio do livro”, explica Rildo.

No total, foram visitados 30 municípios mineiros de 2011 a 2017, e ouvidos 38 praticantes de congados, congadas ou reinados de Nossa Senhora do Rosário.

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “NARRATIVAS SOBRE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO”, DE RILDO CÉSAR SOUZA E ANDRÉIA RIBEIRO

Data: 24/11/2018 (sábado)

Horário: 15h

Local: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã, Belo Horizonte/MG

Entrada: Gratuita

Informações: Rildo César Souza – 99311-3654

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação

Acima: Festa de N.S do Rosário – Betim Colônia Santa Izabel 2018_Easy-Resize.com

Em destaque: Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Ouro Preto, em foto de Rildo Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *