Ouro Preto dá largada, neste domingo, em expedição para preservação do Rio das Velhas

Eventos , , , , , , , ,

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Projeto Manuelzão realizam a Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’.

O ponto inicial do percurso acontece neste domingo (28) no Parque Natural Municipal das Andorinhas, onde é localizada a nascente do rio. De lá, a expedição segue para o distrito de São Bartolomeu, onde há uma comunidade ribeirinha banhada pelas águas do Velhas, e depois Acuruí, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Sabará e será finalizado, após 7 dias de expedição, na “ponte velha”, localizada em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A iniciativa tem como objetivo demonstrar a situação da qualidade das águas e vitalidade do Rio das Velhas, ameaçada por ações da mineração e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica, elaborando, ao final, um diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas.

O secretário de meio ambiente Antenor Rodrigues Barbosa Junior, que estará presente na abertura, relembra que a expedição marca, também, os 20 anos do Manuelzão, projeto da UFMG que estuda justamente o Rio das Velhas “A Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente estará lá para apoiar esse marco tão importante. É preciso colocar em pauta a revitalização das bacias, que, consequentemente, protegem os rios. Fechamos uma aliança fundamental com o Comitê da Bacia para que as nascentes sejam ainda mais preservadas”, explica Antenor. O Prefeito Júlio Pimenta também é presença confirmada no início da expedição.

A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ é uma realização do CBH Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão com a parceria da Agência Peixe, Copasa e apoio das prefeituras municipais de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte.
Confira a programação que abrange Ouro Preto e São Bartolomeu:

9h – Evento de abertura oficial da Expedição, com ações de mobilização social, entrega parcial do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Andorinhas.
Local: Parque Natural Municipal das Andorinhas – Ouro Preto/MG.
13h – Carreata para São Bartolomeu
15h – Atividade de mobilização social na Praça de São Bartolomeu

Com:

#blimabracher
@blimabracher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *