Novembro Negro e projeto Vem Passarinhar: destaques em Ouro Preto

Eventos , , , , , , , ,

No dia 20 de novembro, próxima segunda-feira, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares (1695), grande símbolo da resistência do negro à escravidão. Com uma população na qual 70% se autodeclara negra e toda uma história de escravidão, Ouro Preto também participa desse movimento nacional chamado Novembro Negro. Entre as atividades programadas estão oficinas, recitais, rodas de conversa, lançamento do programa de TV “Minha Voz Minha Vez” e a tradicional entrega da Medalha Aleijadinho.

O Novembro Negro é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Cultura e Patrimônio e Educação, em parceria com a UFOP, TV UFOP, TV Top Cultura, Jornal Voz Ativa, COMPIR, FIROP, Circuito Cultural de Ouro Preto, Museu Casa dos Inconfidentes, Mulheres Negras na Biblioteca e Ninfeias – Núcleo  de Investigações Feministas. A programação está no cartaz em destaque.

Outra atividade que promete surpreender a cidade histórica é a 1ª edição do projeto Vem Passarinhar nos Parques Naturais de Minas Gerais. Neste sábado, 18/11, o Parque Estadual do Itacolomi é cenário para a observação de pássaros. Com o objetivo de fomentar a visitação nos Parques Naturais de Minas Gerais e promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats, a passarinhada do #vempassarinharMG inclui caminhadas pelas trilhas do parque e uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”.

O projeto tem parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ecoavis e as empresas: DestinosMG e Maritaca Expeditions, e será promovido pela Secretaria de Turismo de Ouro Preto.

Para participar acesse o link: https://goo.gl/QKZKMt

Mais informações, acesse: http://www.ouropreto.mg.gov.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *