Festivais gastronômicos agitam cidades do interior do Circuito do Ouro: confira programação de abril e maio

Eventos , , , ,

 Viajar é uma das experiências mais gratificantes da vida. Passear, conhecer lugares novos, pessoas novas, ver as culturas e peculiaridades e, claro, provar as delícias locais torna tudo isso ainda mais gratificante e inesquecível. Se está nos seus planos viajar agora no feriado de 21 de abril ou em maio, queremos tornar seu passeio ainda mais prazeroso com boas dicas de eventos culturais e gastronômicos que acontecem neste período, inclusive os eventos gratuitos.

 Separamos os eventos dos roteiros: Entre Serras da Piedade ao Caraça (que inclui as cidades de Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas); Entre Trilhas, Sabores e Aromas (Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará e Raposos); e o Entre Ruralidades e Personalidades (Itabira e Nova Era). Se der vontade de visitar algumas dessas cidades, aproveite para passar pelas outras que são tão próximas. Cada uma e todas eles valem uma visita, por seus atrativos especiais. Vamos às festas!

 Entre Serras da Piedade ao Caraça

Vamos começar por Catas Altas, que no próximo dia 21 de abril (sábado) é sede de uma das mais charmosas festas de cerveja artesanal de Minas Gerais. O Serra do Caraça Bier Fest será realizado na Rua Maquiné (área de eventos), das 11h às 23h. Já está em sua 7ª edição e faz parte do Guia Gastronômico e Calendário de Eventos do Estado de Minas Gerais. Inclui praça de alimentação com ampla estrutura, participação de mais de 10 cervejarias artesanais e muita música boa (incluindo show com a banda Tianastácia).

 Ainda em Catas Altas, de 18 a 20 de maio (sexta a domingo), acontece a XVIII Festa do Vinho. Uma festa bastante tradicional na região, realizada na Praça Monsenhor Mendes, que chama atenção de milhares de pessoas e turistas de todas as partes todos os anos. O clima frio dá um toque especial ao cenário da festa, que celebra o produto típico do município: o vinho de jabuticaba. Além de proporcionar entretenimento, procura valorizar a cultura local, premiando os melhores produtores de vinho e realizando a tradicional escolha da rainha e da princesa da festa. O vinho de jabuticaba fica exposto em tendas que também comercializam vinhos de uvas diversas e há também barracas gastronômicas com comidas variadas de inspiração regional mineira. Serão realizadas apresentações culturais, feira gastronômica e oficinas de culinária.

 Na Vila Colonial de Cocais, o destaque é a VII Festa da Quitanda e o VI Festival da Goiabada que são realizados juntos, nos dias 05 e 06 de maio. O distrito da cidade de Barão de Cocais se torna um espaço de gastronomia, música, turismo, cultura e tradição e costuma ficar repleto de deliciosos aromas e sabores, como o de café coado na hora, acompanhado de biscoito frito no fogão à lenha e saindo do forno de barro o biscoito de polvilho. A programação inclui ainda a oficina “Modo de Fazer Goiabada Cascão”, conduzida pela mantenedora e quitandeira a Sra. Maria Rita de Alcântara Martins e o concurso das quitandeiras.

 E ainda neste roteiro, teremos a 1ª edição do Butecando Caeté. É uma competição entre 16 bares e restaurantes da cidade, agora em abril, para descobrir qual deles reúne o melhor prato em sabor e apresentação, atendimento de primeira, bebida sempre gelada e variada, rapidez na entrega do prato, higiene do ambiente e, por fim, música ao vivo. Para decidir, só mesmo visitando todos!!! O vencedor será conhecido em uma grande festa no dia 27 de abril, no Poliesportivo de Caeté, com o show do cantor Eduardo Costa.

 Entre Trilhas, Sabores e Aromas

O próprio roteiro já indica que essas são cidades ideias para curtir uma boa gastronomia. Mas selecionamos aqui alguns eventos que podem interessar, como a Viação Gastronômica, que acontece em Itabirito entre 21 de abril e 20 de maio. É um dos principais eventos do calendário da cidade, já está em sua 5ª edição, com a participação de 18 estabelecimentos. O tema deste ano é “Gastronomia de Minas em harmonia com a produção associada: Cervejas artesanais e a Cachaça artesanal de alambique como produto nobre na cozinha mineira”. Os restaurantes e bares precisam incluir em suas receitas e preparação, a cachaça artesanal de alambique ou cervejas artesanais.

 Pulando para Sabará, entre os dias 04 e 06 de maio será realizada a XXI edição do Festival Gastronômico do Ora-Pro-Nóbis. Conhecido nacionalmente, o festival é realizado no bairro Pompéu onde são expostas e comercializadas deliciosas receitas, que tem o ora-pro-nóbis como carro chef. Ele conta também com uma diversificada programação musical e cultural em um ambiente tranquilo e acolhedor. Por ser famoso, vem atraindo cada vez mais visitantes do Brasil inteiro e também em nível internacional.

 Fechamos este roteiro com a Feira Gastronômica do Imigrante em Nova Lima, no dia 22 de abril (domingo), das 11h às 19h. É realizada no Espaço de Caminhada (próximo à Praça da Bíblia) seu foco é valorizar as comidas tradicionais que os imigrantes levaram para a cidade como italiana, árabe, espanhola, africana, portuguesa e inglesa. Inclui cervejarias artesanais, espaço kids, atividades culturais e infantis e também apresentação com as bandas Nando Acústico, Odete Roitman e U2 Cover – Brasil.

 Entre Ruralidades e Personalidades

Por último, porém não menos importante, o evento selecionado neste roteiro foi a 1ª Roda de Viola de Nova Era (distrito de Itabira), que será no dia 21 de abril (sábado) na Fazenda da Vargem. Entre os músicos convidados estão Delcinho & Darci, Jhony France (Raízes) e Rondinele Viola & Glauciano. A festa começa às 14h com um passeio a cavalo, seguido de uma missa com animação sertaneja. A Feira da Cultura começa às 17h, com muito artesanato, comidas e bebidas típicas, cervejas artesanais e muitas atrações.

Foto em destaque: restaurante Jotap- Sabará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *