Fartura Kids:programa imperdivel para as criancas neste fim de semana

Eventos , , , , ,

Chegou a vez da criancada se regalar com delucias preparadas por chefs e curtirem dois dias gourmets dedicados a elas. Inovando sempre o Fartura Comidas do Brasil traz para Belo Horizonte a primeira edição do Festival Fartura Kids. Dias 28 e 29 de outubro, a boa pedida para os pequenos é o  agito gastronômico que acontece  na Rua Tenente Brito Melo, 1090 – em frente à Sala Minas Gerais, no Barro Preto.

Com uma programação gastronômica e artística toda voltada às crianças e suas famílias, o evento se destaca por ser o primeiro festival criado especialmente para os pequenos.  Para participar, o público pode adquirir o ingresso pelo Sympla a R$ 15,00  http://www.sympla.com.br  ou  doando  4kg de alimento não perecível nas unidades Raja e Sion do Verdemar. Tudo o que for arrecadado será entregue  para o Servas e para o projeto Mesa Brasil.
Grandes chefs de cozinha tiveram que voltar à infância para se inspirar. No espaço Chefs e Restaurantes, Caetano Sobrinho leva seu strogonoff; Ilmar de Jesus tem um PF Kids, com arroz, feijão, filé, batatinha e tomatinho; Américo Piacenza apresenta o talharim ao molho sugo. Enquanto no Petiscos, Lanches e Doces Talita Viza prepara, especialmente para o evento, um sorvete de bolo de cenoura com chocolate, e a Pão de Queijaria traz pães de queijo recheados, entre outras opções.

Com profissionais especializados no ramo, as crianças vão colocar a mão na massa e aprender receitas especiais, em oficinas separadas por idade e atividades que busquem aproximar o universo gastronômico, unindo diversão e conhecimento. Nas Cozinhas Ao Vivo Mineiraria, opções como Luiza Fiorini, que ensina o cupcake de banana com brigadeiro de batata doce; o chef Paulo Vasconcelos mostra como é o hambúrguer da Bravo; e Felipe Oliveira, chef do restaurante Tragaluz, desvenda os segredos do farfalle à bolonhesa. Tem até chef cozinhando com o filho, Silvana Watel, do Au bon Vivant, coloca a mão na massa com sua pequena cozinheira.

Brincadeira é o que não falta
A estrutura e programação comtemplam desde o Espaço Baby para os pequenos de até 3 anos, a oficinas e atrações diferenciadas para crianças de até 12 anos.

É no Estúdio Aulas e Brincadeiras Cozinha Senac que os pequenos têm a oportunidade de cozinhar, sempre supervisionados por um profissional. Colocando, literalmente, a mão na massa, eles vão fazer Torta de Bis, Torta de Limão, Canapés Divertidos e Palha Italiana no Potinho.

Outro espaço que deve ganhar a atenção dos pequenos cozinheiros é o Mesa de Chá, promovido pela Flor em Festa, que acontece três vezes ao dia como uma experiência lúdica envolvendo comidinhas e brincadeiras.

Em parceria com a Corre Cutia, o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte Kids oferece também oficinas na Estação Virando Chef em que as crianças vão customizar seus próprios aventais e chapéus, transformando-se em chefs desde o começo do evento.

Também haverá um espaço para brincar, deixando os aparelhos eletrônicos de lado para aproveitar as atividades ao ar livre: Rua de Lazer Espaço Sesc. Brincadeiras simples que remetem à cultura da infância, estimulando a criatividade e as atividades em grupo.

O célebre animador de festas infantis da capital mineira, Rajão, também participa do evento com a Gincana Mestre Cuca, que promete colocar a criançada para se divertir como nunca.

Enquanto esse novo mundo é descoberto, os pais podem frequentar aulas voltadas para uma melhor nutrição de seus filhos e também se divertir em família, Debora Caram, por exemplo, é a palestrante da aula do Padecendo no Paraíso (grupo de mães referência em BH) e vai abordar sobre como não se deve preparar comida diferenciada entre pais e filhos. Já a nutricionista Luiza Fiorini dá a aula “Ensinando meu filho a comer bem”, enquanto Juliana Muradas apresenta “Como tornar a alimentação infantil um hábito saudável”.

“Enfatizamos receitas que façam sentido às crianças, que elas assimilem fácil, como strogonoff, pizza, macarrão. Incorporamos também alimentos saudáveis e que tenham uma relação com o campo, como o suco de frutas vermelhas do Sítio Juranda, por exemplo. Para os pais, teremos palestras pensando em como estabelecer essa relação alimentar com as crianças de maneira mais saudável e orgânica, tentando frisar a cultura ‘do campo à mesa’, que é uma filosofia do Fartura e se transporta para essa edição Kids e tem imensa importância na educação”, comenta a curadora gastronômica Luiza Fecarotta.
O Fartura também conta com dois palcos para apresentações artísticas – o Palco Sesc Alegria e o Palco Sesc Tablado – com shows musicais de Blubell, Pé de Sonho, Coração Palpita, Trupe Gaia, Banda Departe, Bate Rebate Karaokê, Poison Gás, entre outros.

Atrações cênicas e intervenções em meio ao público também farão com que adultos e crianças se divirtam. Os horários das apresentações podem ser consultados no site www.farturabrasil.com.br, no qual também estão disponibilizados receitas, histórias, vídeos e áudios das viagens da Expedição Fartura.

Anota aí:
Festival Fartura – Comidas do Brasil – Belo Horizonte Kids Data: 28 e 29 de outubro

Horários: Sábado e Domingo – 10h às 20h
Local: Rua Tenente Brito Melo, 1090 – em frente à Sala Minas Gerais, no Barro Preto.
Ingressos: R$ 15 (www.sympla.com.br) ou 4 kg de alimento.
Tudo que for arrecadado será doado para o Servas e o Projeto Mesa Brasil, do Sesc.
A troca de ingressos será realizada nas lojas Verdemar Sion e Savassi. Os ingressos para o Festival Fartura Belo Horizonte Kids ficarão disponíveis entre os dias 10 a 27 de outubro, ou até se esgotarem.
Horário de funcionamento dos pontos de troca: Segunda a sábado, das 10 às 22h, e domingo, das 10h às 21h.
Troca limitada a 4 ingressos por CPF.              Mais informações em

http://www.farturacomidasdobrasil.com.br