Exposição, com obras em bico de pena do artista Zé Pio, faz resgate histórico de Ouro Preto

Eventos , , , , , ,

“A Arte de JPio – José Pio Monte” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel.

Nascido em 1924 em Passagem de Mariana, Zé Pio mudou-se para o Bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, aos 3 anos de idade. Descendente de família de artistas, músicos e tecelões, desde a infância demonstrou dotes artísticos e boa desenvoltura em desenhos e construções. Zé Pio estudou no Grupo Marília de Dirceu e no Ginásio Municipal Alfredo Baeta. Junto a amigos, fundou o tradicional Guarani Esporte Clube de Ouro Preto, em agosto de 1938.

Em 1943, começou a trabalhar na Companhia Eletroquímica Brasileira S.A. (Elquisa) como aprendiz de desenho técnico e topografia. O desenho técnico e a procura pela perfeição produziram verdadeiras obras de arte nas pranchas. Nos arquivos da Elquisa/Alcan foram catalogados e arquivados mais de 3.500 desenhos de sua autoria.

Na empresa, teve contato profissional com engenheiros e professores da Escola de Minas de Ouro Preto, que sempre o incentivaram e o associaram a projetos de edificações, instalações industriais e infraestruturas urbana e industrial. Dentre esses profissionais, surgiu uma grande amizade com o Dr. José Wood, Engenheiro Elétrico com quem partilhava dias de andanças pelas rua de Ouro Preto para realizarem desenhos e pinturas.

A exposição “A Arte de JPio – José Pio Monte”, retrospectiva da obra de Zé Pio, será inaugurada no dia 04 de abril, terça-feira, a partir de 19h, e estará aberta à visitação no Salão Principal da Casa dos Contos até o dia 24 de abril.

Com:

@blimabracher #blimabracher
@blimabracher #blimabracher

3 thoughts on “Exposição, com obras em bico de pena do artista Zé Pio, faz resgate histórico de Ouro Preto

  1. Gostaria mto , Blima, de ir a exposição do Zé Pio. Fomos contemporâneos em Saramenha, meu marido, Tarcisio Mosci, trabalhou com ele na Alcan. Se eu puder ver os desenhos dele na internet, gostaria que me avisasse. Sucesso!!! Obrigada, bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *