Começa amanhã a Semana da Gastronomia Mineira com programação em diversos locais de BH

Eventos , , ,

A cozinha mineira é hoje internacionalmente reconhecida e, por toda essa trajetória, em 2012 o Governo do Estado instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 05 de julho. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira, com uma extensa e saborosa programação.

O Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira organizaram uma intensa programação para celebrar a data. Com patrocínio da Gasmig, por meio do Governo de Minas, e representativos parceiros, o evento envolve, entre os dias 03 e 09 de julho (a semana em si), oficinas, palestras, demonstrações culinárias, homenagens, feira de agricultura familiar, entrega de prêmio e certificado de reconhecimento, entre outras atividades.

A programação acontece em diversos espaços da capital mineira como a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a UNA – Campus João Pinheiro 2, o Mercado Central e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos, com temáticas que valorizam a culinária mineira.

Ainda para homenagear a gastronomia do Estado, no período de 03 a 30 de julho, cinco restaurantes – Casa Cheia, Paladino, MMM Café, Omilía e Templo Cervejeiro Backer – terão em seu cardápio um prato inédito com os ingredientes baseados nos terroirs mineiros: do Espinhaço, Central, do Cerrado, dos Rios e da Mantiqueira.

Segundo o representante do instituto Eduardo Frieiro e curador do evento, Chef Edson Puiati, “o objetivo com este projeto é envolver Minas Gerais, mostrar esta diversidade cultural esculpida na gastronomia”. Segundo Puiati, as pessoas se reúnem em volta da mesa e fazem questão de se deliciar com os pratos, reunir família e amigos. O mineiro é conhecido por sua hospitalidade que traduz em sua gastronomia, tornando a culinária um atrativo tradicional.

Para o presidente da Frente da Gastronomia Mineira, Agostinho Patrus Filho, “as atividades da Semana da Gastronomia proporcionam a valorização desta importante manifestação da nossa cultura: a culinária mineira”. Ressalta ainda que “o evento também renova o compromisso do setor gastronômico de unir esforços para projetar Minas – nacional e internacionalmente – como o Estado da gastronomia”.

O objetivo do evento é resgatar e prestigiar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade. O dia 05 foi escolhido em homenagem ao escritor mineiro Eduardo Frieiro, que lançou, na década de 60, o primeiro livro de gastronomia, chamado “Feijão, Angu e Couve”, que trata, entre outros temas, sobre a forma de comer do mineiro. Frieiro também foi membro da Academia Mineira de Letras e fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

Todas as ações são gratuitas com inscrições no local uma hora antes de cada atividade. A programação completa pode ser conferida abaixo e também no site do Instituto Eduardo Frieiro: www.institutoeduardofrieiro.com.br

Com:

@blimabracher
#blimabracher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *