ADOP celebra parceria com a UFOP sempre trazendo bons eventos para o Centro de Convenções

Eventos , , , , , , ,

Criada em 2004 por meio de uma parceria entre empresas locais, poder público e sociedade civil, a ADOP é uma instituição privada e sem fins econômicos e conta com as titularidades públicas municipal e Federal (OSCIP), que tem por missão promover o desenvolvimento sustentável de Ouro Preto.  Atualmente, a ADOP conta com 29 empresas e instituições parceiras, que contribuem diretamente com o trabalho realizado, sempre valorizando suas ações e projetos.

A ADOP tem mostrado grande empenho na parceria junto ao antigo Parque Metalúrgico Augusto Barbosa  e atual  Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. O espaço foi criado em 2001, tornando a Ouro Preto um polo para a captação de eventos de âmbitos nacional e internacional, como congressos, convenções, feiras e eventos diversos.

Até então administrado apenas pela universidade e sua fundação de apoio, desde fevereiro de 2014, a partir de um Concurso Público de Projetos, a gestão do Centro de Convenções é feita pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP).

Desde o início da gestão, a ADOP atraiu grandes eventos na cidade, como congressos, simpósios e encontros das áreas médicas e de engenharia, peças teatrais, apresentações culturais e festivais.

Entre os eventos captaneados pela ADOP destacamos:

-o Festival de Comida de Buteco, promovido desde 2016 pelo grupo Rotaract Ouro Preto. Para Leonardo Gomes, representante do grupo, a parceria com a ADOP “Veio em um momento em que estávamos mudando o foco do projeto, tornando-o mais profissional e procurando também expandir o nosso público”. Leonardo ainda afirma que, sem o apoio da ADOP, o grupo não teria alcançado os objetivos. Para ele, a parceria é benéfica tanto para o Rotaract Ouro Preto como para a cidade.

 –  A realização do 27º Batizado de Capoeira na cidade, em julho de 2018: “Fazemos um trabalho voluntário com as crianças de Ouro Preto e não temos o apoio da prefeitura. Então, o espaço do Centro de Artes e Convenções nos proporciona uma satisfação muito grande”, afirma a diretoria da associação.

– O escritor Luciano Pereira promoveu uma ação em prol da realização das cirurgias de catarata para pessoas carentes, em uma noite que reuniu convidados e autoridades de Ouro Preto. Segundo ele, o evento exigia um local com boa localização e possibilidade de ambientações diferentes, o que foi bem atendido pelo espaço no Centro de Convenções, cedido pela ADOP, em atenção à ação social realizada. “A parceria com a ADOP foi, pelo segundo ano, imprescindível para a concretização do evento, em especial, no êxito do propósito social que é o combate da cegueira reversível e evitável através de uma proposta cultural”, afirma Luciano.

Em destaque, lançamento do livro “Sorriso da Cigana”, do autor Luciano Guimarães. A  foto é de Bruno Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *