Excelência em pizzas: nova missão para o super Eduardo Maya

Entrevistas

Ele é uma espécie de super-herói da gastronomia. Criativo, inquieto, curioso, sempre inventando e, o principal, realizando coisas. Eduardo ficou nacionalmente conhecido como o idealizador do Comida di Buteco em 2000, projeto que movimenta não só a capital mineira, como outras capitais e cidades Brasil afora.

Em 2013 Eduardo deixou o Comida di Buteco e bolou novo projeto: a Feirinha Aproxima. O sucesso foi imediato e hoje o evento é o mais badalado de Minas. A próxima edição acontece neste sábado, dia 5 de novembro, na Casa Fiat de Cultura e vai trazer para BH sabores de várias partes do mundo.

É no Centro Culinário Eduardo Maya, no coração da Savassi (veja endereço abaixo), que ele imagina suas criações. Uma espécie de laboratório, onde também acontecem cursos, eventos empresariais e jantares.

É também lá, que vai funcionar a partir deste mês o Centro Técnico Fornoflex Eduardo Maya. Será o primeiro centro de treinamento de alto padrão em Minas, com foco em amadores e profissionais interessados em trabalhar e se especializar em pizzas. “Sentimos falta de cursos específicos para pizzaiolos e teremos todos os equipamentos possíveis e imagináveis, como abridores de massas, boleiras, fornos, cortadores, etc. Vamos convidar profissionais de vários lugares famosos por suas pizzas, como paulistas, nova-iorquinos, californianos, italianos, sem esquecer claro, dos napolitanos, já que Nápoles é centro mundial da pizza”, diz Eduardo. Os cursos regulares em parceria com a Fornoflex vão atender grupos não só de Minas, mas de várias partes do país.

Ainda não satisfeito com tantos feitos, nosso super chef realiza eventos regulares no Mercado Central, onde é consultor e gestor da escola Nestlé, que funciona ali. Na sexta-feira, dia 11 de novembro, acontece a quarta edição deste ano do Happy Hour no Mercado Central, das 19h às 00h.

Paralelo a esses projetos, Maya continua com sua Kombi Würscha, palavra inventada por ele, que mistura a sonoridade da palavra linguiça, em alemão, com o “cha”, de salsicha. Na famosa Kombi é possível provar cachorros-quentes criados pelo chef, com molhos de goiabada, pimentas garimpadas no interior de Minas, pesto de baru (fruta do cerrado) e outras mineirices imperdíveis. A Würscha sempre marca presença nas Feiras Aproxima e em outros eventos, como o que será promovido pela Harley Davidson e acontecerá no domingo, dia 13 de novembro no Alphaville.

Formado em matemática na Alemanha, ex-funcionário concursado da Petrobras e ex-proprietário de uma confecção de roupas de sucesso, aos 37 anos Eduardo resolveu largar tudo e se dedicar à paixão pela gastronomia. Fez uma pequena imersão pelo Cordon Bleu, mas se considera mesmo um autodidata. Já fez inúmeros cursos mundo afora e viaja várias vezes por ano em suas pesquisas por alimentos e produtores. Recentemente esteve no Japão, onde apresentou nossos produtos aos nipônicos e voltou recheado de conhecimento na bagagem. “Quero mostrar nossa gastronomia pra todo o mundo, mas também para os brasileiros e mineiros, que ainda não conhecem bem toda nossa riqueza, afinal, quem não anda não dá topada”,  segue ele com seu faro apurado para saborosas novidades.

 

Anota aí:

 

Centro Culinário Eduardo Maya

Centro Técnico Fornoflex Eduardo Maya

Rua Antônio de Albuquerque 626, 1° andar, Funcionários (31) 3287-6028

 

Feirinha Aproxima

Data: 5 de novembro, das 10h às 17h

Local: Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, 10, Centro, BH

Entrada Gratuita

 

Happy Hour Mercado Central

Data: 11 de novembro, das 19h à 0h

Local: Mercado Central, Avenida Augusto de Lima 744, Centro, BH

 

Kombi Würscha, no evento Harley Davidson

Data: 13 de novembro

Local: Alphaville

 

Texto: Blima Bracher

Foto: Victor Schwaner

 

 

3 thoughts on “Excelência em pizzas: nova missão para o super Eduardo Maya

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *