Roteiro gastronômico com pitadas de história, pelo sineiro João Lino

É Top , , , ,

Hoje o site blimabracher.com tem o prazer de convidar vocês a conhecerem melhor Ouro Preto, com nosso anfitrião João Lino. Além de supersimpático, João, de 31 anos, é polivalente: sineiro, professor de inglês, fotógrafo amador, mestre em biotecnologia, amante de arquitetura, arte sacra, boa comida e boa bebida. Natural de Andradas, no sul do estado, está em Ouro Preto desdes 2012, onde estudou gastronomia e considera-se um ouro-pretano de coração.

Top lugares no Centro Histórico de Ouro Preto, por João Lino

Já imaginou tomar uma cerveja artesanal gelada e comer deliciosas empadas em frente ao local onde viveu Marília de Dirceu e, de quebra, deliciar-se com a vista do Centro Histórico num fim de tarde? É isto que o Marília & Dirceu oferece a quem visita o Largo Marília de Dirceu no Bairro do Antônio Dias. Peça uma cerveja de trigo, uma empada de cogumelos e aproveite o ponto mais charmoso e acolhedor do bairro.

Subindo a rua Bernardo de Vasconcelos, após tirar belíssimas fotos em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, uma pequena placa indica a entrada para o acolhedor Dos Anjos – Churreria, empório e café. Como o próprio nome diz, o carro-chefe da casa consiste em churros, fritos na hora e com diversas opções de recheios e coberturas. Vale uma parada para degustação e descanso.

Continuando a subida sentido Praça Tiradentes, uma visita à Casa de Gonzaga e à Igreja de São Francisco de Assis são recomendadas. Chegando à Praça, após visitar os monumentos em seu entorno, bateu fome? Quer comer bem e sem gastar muito dinheiro? Desça a Rua das Flores e desfrute o belo visual até chegar ao Restaurante Nazareno. Peça o Prato do Dia e não se esqueça do acompanhamento: o ovo caipira feito no ponto correto e que realça o sabor desta refeição.

Outra opção é descer a Rua Direita e logo na primeira esquina subir uma pequena escada e se deslumbrar com o belo, sofisticado e acolhedor salão do restaurante Casa do Ouvidor. Comandada por Murilo Trópia, a casa funciona no sistema ala carte e seu carro-chefe é o cardápio de comida mineira. Peça o delicioso Frango com Quiabo e acomode-se próximo às varandas para complemento desta experiência sensorial, aliando ambiente, boa comida e paisagem de tirar o fôlego.

Continuando na Rua Direita, a Creperia Parada do Conde é o lugar ideal para uma sobremesa e, se já estiver no pique, tomar outra cerveja artesanal enquanto contempla o vai e vem, desde apressado até o mais contemplativo de pessoas na principal rua da cidade. O ambiente descolado – atentar para a parede desenhada com giz – contrasta com o requinte das crepes e da vitrine de patissérie e, associado à boa música, torna o momento especial. Uma boa pedida é o Pé de Moleque com Flor de Sal e o Café Espresso tirado na hora muito saboroso e aromático.

O Largo do Cinema merece destaque e atenção especiais pois é um local em Ouro Preto onde está o mais famoso chafariz da cidade – o Chafariz dos Contos – e é o local de encontro de três períodos arquitetônicos – o colonial da Casa dos Contos, o eclético da Promotoria e do Cinema e o moderno do Grande Hotel, um projeto de Oscar Niemeyer. Vale a pena visitar a Casa dos Contos e aprofundar-se na cultura colonial de MG e aprender sobre a economia brasileira.

Ao lado, situa-se a Ponte dos Contos; não é raro encontrar pessoas tocando violino e outras tantas expondo sua arte e conversando alegremente em um local onde o tempo parece ter parado. Deseja saborear algo em um local já frequentado por pessoas como Vinícius de Morais, Jéan Paul Sartre, entre outros? Visite o restaurante do Hotel Toffolo, peça uma Coxinha – feita na hora e deliciosa – e converse com D. Gracinda, a simpática proprietária, enquanto degusta seu pedido e volta no tempo com a decoração sóbria e bela do ambiente.

Outra opção para um bom momento é seguir demoradamente pela rua São José e seu belíssimo casario e parar na Fábrica de Chocolates – Chocolates Ouro Preto para saborear algumas iguarias, provar alguma bebida quente ou fria à base de café e/ou chocolate ou, até mesmo, comprar algum chocolate para presentear um ente querido. Merecem destaque o ambiente arrojado, o excelente atendimento, a Caneca de Chocolate Quente e o Waffle com Chocolate e Sorvete de Creme, que combinam muito bem com o momento e a paisagem que se descortina à frente do cliente, propícia à contemplação e a fotografias.

Seguindo o passeio, após uma visita à Igreja do Rosário, descer até o final da rua e entrar na Confeitaria Largo do Rosário e pedir, novamente, uma coxinha – também frita na hora – e deliciar-se com a casquinha crocante contrastando com a massa macia e reveladora dos sabores do recheio de frango e requeijão. Outra sugestão consiste em doces. Diversos tipos de brigadeiros, quindins, pudins, mousses, entre outros. Opções diversas, qualidade indiscutível. O ambiente, por si só, vale uma conferida.

Por fim, o fim da tarde se aproxima. O que fazer em Ouro Preto? Logo ali, próximo à Confeitaria do Rosário situa-se a Loja da Fábrica – Cervejaria Ouropretana. A sugestão para iniciar a noite na cidade é pedir uma tábua de chopp, que possibilita degustação de todos os sabores oferecidos pela casa e combinar a degustação com um dos deliciosos petiscos oferecidos pela casa – minha sugestão é o torresmo de barriga ou os pimentões recheados. A casa também oferece pizzas artesanais.

Outra opção é visitar a região dos botecos no bairro da Barra. A mistura envolvendo paisagem, pôr do sol, bom atendimento, cerveja gelada e tira gosto de boteco é interessante? Tudo isto se encontra no Bar do Glácio. A porção de torresmo é generosa, saborosa e suculenta – sem contar o prato do dia, que pode ser pé de porco, rabada com agrião, carne de sol, etc – a cerveja é gelada. Cumprimente o Glácio e a Regina, pegue seus copos e sua cerveja, peça uma porção e vá para a Ponte da Barra viver este momento que, com certeza, será repetido.

One thought on “Roteiro gastronômico com pitadas de história, pelo sineiro João Lino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *