Ouro Preto nas alturas: atletas de ponta confirmam vocação da cidade para o turismo de aventura

Ouro Preto é conhecida pelo relevo montanhoso e pelas belas paisagens. Agora a cidade se firma como polo de turismo de aventuras. Prova disso é que a cidade atrai cada vez mais turistas e inspira talentos locais que conquistam maior espaço em competições. A cidade também se torna sede de grandes eventos.

Fábio Melo, escalador ouro-pretano (foto), foi indicado ao Mosquetão de Ouro pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada. A indicação se deve a conquista do Cerro Três Picos Del Amor, uma montanha de 5.100 metros localizado na região de Portillo, próximo a Arenales, nos Andes Centrais na Argentina. Foram 4 dias de aproximação e escalada sobre o gelo e frio de 26º negativos.

Além de Fábio, outros dois mineiros participaram da escalada e concorrem ao prêmio, Felipe Dias e Frederico Moreira. “No ano de 2015 fizemos uma conquista de uma via bem expressiva nos Andes Argentinos e a batizamos como Los Inconfidentes. Em 2016, retornamos para a conquista do Cerro Tres Picos del Amor. Foi uma conquista complicada devido ao frio, pegamos noites que marcaram 26º negativos”, afirma Fábio Melo.

O prêmio Mosquetão de Ouro reconhece anualmente a atuação de atletas e personalidades, em diversas áreas de atuação do montanhismo, que explorando os limites do possível ajudam a aperfeiçoar as organizações do montanhismo.

Para votar, basta acessar a página Rio nas Montanhas (link: http://www.rionasmontanhas.com/votacao-categoria-montanhismo/) e clicar na primeira opção: Felipe Dias, Fábio Melo e Frederico Moreira. O link fácil também está disponível no Portal da Prefeitura de Ouro Preto. A votação se encerra no dia 30 de abril de 2017.

Fábio é irmão do ciclista Kilder Melo, que recentemente conquistou a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2017, na Colômbia.

Kilder Melo, assim como Samuel Marotta Mapa são ouro-pretanos que participaram e se destacaram no Pan-americano de Mountain Bike XCO, que aconteceu na cidade de Paipa Boyaca. Samuel ficou em 9° lugar na categoria sub 23 acoplada à elite. Enquanto Kilder, ficou entre os três primeiros na modalidade Cross Country Olímpico -XCO. Samuel é contemplado pelos patrocinadores Seven Bike House e Ciclo Performance. Já Kilder, ainda sem patrocínio, conta com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Esportes.

Ouro Preto já integra o calendário oficial de esportes radicais, fazendo parte do Circuito de Ouro de Mountain Bike e Desafio das Ladeiras – Mineiro de Up Hill.

Outro destaque local é o time da Associação Inconfidentes Rugby, sem fins lucrativos e voltada para a prática e difusão do Rugby. É a cidade abrindo novos horizontes e buscando no esporte novos caminhos para o desenvolvimento.

Com:

@blimabracher #blimabracher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *