Natal de luz, gastronomia e cultura nas cidades do Circuito do Ouro, em Minas

É Top , , ,

Para quem vai curtir o clima natalino no interior de Minas, a dica são as cidades históricas do Circuito do Ouro. Cheias de religiosidade, cultura, curiosidades, boa gastronomia e ecologia, os circuitos prometem dias de descontração e alegria para os visitantes. Confira os quatro roteiros do estado:

  1. Entre Serras da Piedade ao Caraça

 Localizada no roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça, a 110 km de Belo Horizonte, Santa Bárbara, se caracteriza pelo grande potencial para o turismo religioso. Só o centro histórico engloba duas belíssimas igrejas: a Matriz de Santo Antônio e a Capela de Nossa Senhora do Rosário. Na época de Natal todo o centro histórico ganha iluminação especial e a magia desse período toma conta da cidade.

 Nas outras três cidades, que compõem o roteiro junto a Santa Bárbara é possível vivenciar a religiosidade visitando as igrejas. Em Caeté, através da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso ou ainda no alto da Serra da Piedade; Barão de Cocais no Santuário de São João Batista e em Catas Altas, a anfitriã é a Igreja Nossa Senhora da Conceição e no Santuário do Caraça, local de tranquilidade e que permite um intenso contato com a natureza.

Abaixo, foto de acervo da prefeitura de Santa Bárbara

  1. Entre Cenários da História

A cidade de Mariana (no roteiro Entre Cenários da História) é conhecida por sua esplêndida arquitetura colonial: ruas, calçamentos, praças e igrejas sublinham a beleza da cidade histórica. Na época natalina, diversas atrações tomam conta da cidade, agregando lindas decorações natalinas à charmosa arquitetura colonial.

 Este ano, vale a pena visitar a Praça Gomes Freire. O lugar é ideal para passear com a família e curtir a tranquilidade do interior de Minas Gerais. Além disso, a iluminação deixou o jardim ainda mais encantador! O roteiro Entre Cenários da História é composto por: Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco e Congonhas.

 A cidade dos profetas, Congonhas, também recebeu iluminação especial. Com o tema “Natal Luz”, a cidade possui uma série de apresentações artísticas marcada para o período das festas. Na foto em destaque, que faz parte do acervo da prefeitura de Congonhas.

Abaixo, foto de acervo da prefeitura de Congonhas

  1. Entre Trilhas Sabores e Aromas

Nosso terceiro destino, localizado no roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, é Itabirito. A cidade é conhecida por sua culinária, contendo alguns dos pratos mais típicos de Minas Gerais: o famoso pastel de angu. Mas poucos sabem que, além da vasta gastronomia pode-se encontrar uma surpreendente programação de Natal!

 É durante o período natalino que as luzes tomam conta da cidade, tornando-a o destino ideal para quem busca comemorar a data viajando para perto de BH. Além disso, a cidade reúne este ano uma programação cultural que envolve os corais e bandas mais tradicionais da cidade em apresentações especiais para o Natal. E não poderia faltar o Papai Noel, figura carimbada do Natal local, que pode ser visitado no Salão dos Ferroviários, na Praça da Estação.

 Outra dica de cidade (ainda no roteiro Entre Trilhas) é o município de Sabará. Neste período, a cidade ganhou um colorido especial com o “Natal Dourado”. Além disso, a força da religiosidade pode ser vivida através das diversas manifestações de fé que ocorrem neste período. O roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas engloba também a cidade de Rio Acima e Nova Lima.

Abaixo, foto reprodução do Pastel de Angu de Itabirito, uma das iguarias famosas do local.

  1. Entre Ruralidades e Personalidades

Terra de Carlos Drummond de Andrade, Itabira faz parte do roteiro Entre Ruralidades e Personalidades. Dentre seus pontos mais tradicionais destaca-se o centro histórico da cidade, que reúne casas com séculos de existência, e as ruas com calçamento antigo. Na época de Natal a cidade se transforma por completo e os paredões antigos dão lugar a espetáculos de árvores e luzes natalinas, fazendo de lá um destino procurado para os amantes deste tipo de decoração. A outra cidade que compõe o roteiro Entre Ruralidades e Personalidades é Nova Era.

 São várias as opções de lazer e peregrinação durante o final do ano, momento em que as pessoas buscam descansar e refletir. Através do site do Circuito do Ouro é possível descobrir mais informações sobre cada um dos quatro roteiros e programar a viagem.

 

Site: circuitodoouro.tur.br

Facebook: https://www.facebook.com/circuitodoouro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *