Já escolheu seu destino no feriado do 12? Que tal o interior de Minas Gerais?

É Top , , , , , , , ,

 

“Sou do ouro , sou Minas Gerais”, já cantava o Clube da Esquina.  Que tal aproveitar o feriadão do 12 de outubro para garimpar as belezas do chamado Circuito do Ouro em Minas? São 14 cidades que apresentam diversas opções pertinho de BH para recreação, lazer, turismo, natureza, cultura e história. Alguns roteiros podem ser vividos em apenas um dia. Outros, o ideal é emendar o feirado ou separar um final de semana.

Veja algumas sugestões para toda família:


Roteiro Entre Cenários da História:
 repleto de passeios históricos é um dos mais procurados pelos turistas. Em Mariana, a dica é visitar a Praça Minas Gerais, onde pode se conhecer um pouco da história da primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais. Além disso, a Mina da Passagem é uma ótima opção para saber sobre o ciclo do ouro. O passeio de Trem entre Mariana e Ouro Preto é um passeio especial, que traz cenários lindos.

Em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos e o Museu das Reduções são excelentes passeios. O Museu de Congonhas, que é mais tecnológico e moderno, também é interessante. Essas opções inserem as crianças no mundo da história de forma lúdica e educativa. Outra dica em Ouro Branco é o distrito de Itatiaia, boa opção para quem procura tranquilidade de interior com cara de centro histórico.

Roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas: é ideal para quem procura um encontro com a natureza e com a gastronomia deliciosa de Minas Gerais. Um passeio que tem atraído cada vez mais turistas é a visita a cervejarias em Nova Lima. A experiência de conhecer o processo de produção das artesanais é única. Na cidade as cervejarias oferecem roteiros bem especiais. Em Itabirito, a atração turística é experimentar o pastel de angu e visitar a tradicional  Mercearia Paraopeba.

Em Sabará, um bom roteiro é a visita ao centro histórico riquíssimo e bem pertinho de BH. Na hora da fome, a dica é descobrir os sabores especiais da gastronomia: jabuticaba, ora-pro-nobis e banana. Há grande variedade de lojas onde esses produtos são encontrados em variadas formas: doces, salgados, em compota e tudo mais.

Roteiro Entre Ruralidades e Personalidades: é pra quem gosta de curtir o turismo rural. Uma opção é a visita ao museu do tropeiro, em Ipoema, para entender mais sobre a cultura e história da região. Afinal Ipoema é a Capital Estadual do Tropeirismo. Também tem espaço para contato com a natureza. Em Itabira, visita ao Memorial Carlos Drummond de Andrade e aos marcos dos Caminhos Drummondianos para conhecer mais sobre o poeta. Em Nova Era, a dica é visitar a Igreja São José da Lagoa com obras barrocas do entalhador português Francisco Vieira Servas, e visitar a Fazenda da Vargem, um importante entreposto comercial dos tropeiros antigamente.

 

 

Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça: oferece opções relevantes de turismo religioso e também pra quem busca belos cenários junto a natureza. É um roteiro que oferece oportunidade de conhecer os principais santuários da região. A visita a Serra da Piedade, onde se inicia o CRER – Caminho Religioso da Estrada Real, e a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Caeté são excelentes passeios. De lá, vale a pena uma esticada para conhecer o Santuário São João Batista em Barão de Cocais. No distrito de Cocais em Barão de Cocais, opção de contato com a natureza é fazer trilha até a Cachoeira de Cocais e visitar o Sitio Arqueológico da Pedra Pintada. Em Santa Bárbara a visita ao centro histórico é importante, principalmente a Matriz de Santo Antônio com grande acervo barroco e ao Memorial Afonso Pena e da Cavalhada. A visita ao Santuário do Caraça, entre Santa Bárbara e Catas Altas, é boa opção tanto para religioso quanto para quem quer contato com a natureza. Em Catas Altas, conhecer a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e ao Bicame de Pedras para contemplar a natureza vão enriquecer seu passeio.

 

Circuito do Ouro

Viaje por Minas Gerais e descubra o Circuito do Ouro nos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas, Santa Bárbara, Sabará, Itabira, Nova Era, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco e Congonhas.

Associação dos Municípios Circuito do Ouro

 

Com:

#blimabracher
@blimabracher

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *