Governo de Minas reconhece Ouro Preto como o principal destino turístico no Estado

É Top , , , , , , , , , , ,

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, acompanhado do secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, e do vereador Geraldo Mendes, recebeu a visita do secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Rocha de Faria, para uma reunião técnica de alinhamento a fim de fortalecer a agenda do turismo no município.

Durante a reunião, Ricardo disse aos presentes que o governo de Minas reconhece Ouro Preto como principal destino indutor do turismo em Minas Gerais e que o momento do novo governo está propício para estreitar novas parcerias no intuito de fomentar o trade e atrair mais desenvolvimento para o estado.

O prefeito Júlio Pimenta aproveitou a ocasião para apresentar ao secretário Ricardo um projeto para a construção de portais receptivos ao visitante nas entradas da cidade pela Br 356 e MG 129, bem como a iluminação desses locais. Júlio pediu ainda que o secretário auxiliasse na elaboração e produção de folheteria que apresente Ouro Preto e seus atrativos para ampliação do marketing turístico da região. “Para elaboração do projeto do portal e iluminação, estamos incluindo uma parceria com a UFOP por meio dos cursos de Arquitetura e Turismo. Assim, buscamos maior integração com o governo do Estado para o fomento e incremento do nosso turismo”, enfatizou o prefeito.

Durante o encontro, as autoridades também discutiram possibilidade de realizar eventos em parceria, como o carnaval e festival de inverno, responsáveis por atrair grande público visitante para a região. Ricardo anunciou que o governo mineiro desenvolve um programa em parceria com destinos turísticos do Estado para dar apoio em infraestrutura para eventos desta natureza. “O governo está empenhado em investir em eventos turísticos/culturais em cidades indutoras, como Ouro Preto”, enfatizou.

Já o secretário Municipal de Turismo, Felipe Guerra, disse que a visita mostra a preocupação do Estado com o turismo no Circuito do Ouro ao anunciar parcerias que ajudem no custeio de projetos a fim de movimentar a cadeia turística não só em Ouro Preto, mas em toda região, utilizando o município como indutor, que é sua natureza. “É importante valorizarmos as potencialidades turísticas que Ouro Preto tem a oferecer”, refletiu Felipe.

Ao final do encontro ficou acertado que técnicos de Ouro Preto se encontrarão nos próximos dias com técnicos do governo do Estado para iniciar o desenvolvimento dos projetos dos portais turísticos, iluminação na entrada da cidade e material gráfico de divulgação do destino turístico.

Participou também do encontro o secretário Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni. Estuda-se viabilizar transportes aos finais de semana que realizem o trajeto Ouro Preto x Tiradentes e vice e versa, para que haja a troca de turismo entre os dois polos. Outra proposta é promover festivais turísticos e culturais que comecem em uma cidade e termine na outra, a fim de levantar a bandeira dos respectivos municípios no cenário mineiro.

Além disso, os gestores planejam construir um memorial sobre Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Para isso, as autoridades pretendem buscar parcerias com outras instituições, como a FAOP, para possibilitar a construção.

Na foto de Marcelo Tholedo: Felipe Guerra, Geraldo Mendes, Ricardo Rocha de Faria e Júlio Pimenta.

Com:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *