Enólogo Adolfo Lona lança novo espumante em BH

É Top , , , ,

A Casa Rio Verde/VinhoSite recebe nos dias 31/julho e 01/agosto (segunda e terça-feiras) a visita do enólogo Adolfo Lona, da Vinhos e Espumantes Adolfo Lona, para lançamento de um novo espumante com a assinatura de Lona: o Orus Nature Silvia 1972, uma homenagem à sua esposa Silvia.

O lançamento do Orus Silvia 1972 é cercado de grande expectativa. Trata-se de um edição especial da linha Orus Pas Dosé, um Nature Rosé Clair produzido com as uvas tintas Merlot e Pinot Noir e maturado por 30 meses pelo método Tradicional em cave climatizada.

Segundo Adolfo Lona, o Orus Silvia 1972 começou a ser elaborado em 2014: ”Ele chegou à perfeição neste ano, coincidindo com os 45 anos de casado com Silvia. O resultado é um espumante agradável e muito feminino, características que motivaram a homenagem”. O rótulo já está disponível na loja virtual da Casa Rio Verde no https://www.vinhosite.com.br/espumante-nacional-adolfo-lona-orus-dona-silvia/p

SOBRE O ENÓLOGO

Nascido em Buenos Aires, e formado na cidade de Mendoza na Argentina, Adolfo Lona chegou a Garibaldi, no Rio Grande do Sul, em 1973, para trabalhar na Martini e Rossi, onde permaneceu por 30 anos e introduziu uma nova forma de produzir uvas e vinhos no país.

Em março de 2004, o enólogo usou sua experiência para materializar um velho sonho: ter sua própria produtora de vinhos e espumantes, na região de Garibaldi.

Adolfo Lona pode ser considerado um ícone da enologia sul-americana. Desde a sua chegada, teve um papel protagonista na produção de vinhos e espumantes no Brasil, com rótulos consagrados como o Baron de Lantier Millesimé Cabernet Sauvignon e o Espumante Dégreville Brut Rosé, ambos vencedores de todos os concursos de melhor vinho e melhor espumante nacional em degustações promovidas pela então influente revista Playboy.

Seu perfil inovador o levou a produzir o “Orus Pas Dosé”, que em degustação às cegas promovida pelo conhecidoenófilo Luiz Cola superou o Champagne Ayala Nature, em uma demonstração de sua estupenda qualidade.

SOBRE A VINÍCOLA

A opção, mantida até hoje, de ser uma vinícola pequena, quase artesanal, é um dos segredos da originalidade e personalidade marcante dos espumantes Adolfo Lona. A experiência de mais de 30 anos como diretor técnico de uma grande vinícola foi decisiva para esta postura: somente pequenos volumes de produção permitem garantir o nível de qualidade que o consumidor espera da marca Adolfo Lona. A produção total da vinícola é de 70 mil garrafas ano, 50 mil pelo método charmat e 20 mil pelo método Tradicional.

O tempo é outro aliado da qualidade Adolfo Lona. Os ciclos longos – de 6 a 8 meses para o Charmat e 18-30 para os Tradicionais contribuem para a delicadeza e elegância dos espumantes.

Através do método Charmat, são produzidos espumantes mais frescos e frutados como o Brut Branco, Brut Rosé e Demi-sec aromático. O método Tradicional é utilizado na produção de espumantes mais maduros e complexos como o Nature e o Brut. O Orus Nature Rosé tem ciclo de maturação de 24 meses e o Silvia 1972, que será lançado, ciclo de 30 meses.

A Casa Rio Verde é distribuidora exclusiva dos espumantes Adolfo Lona em Minas Gerais, há onze anos, comercializando os sete rótulos da marca: Adolfo Lona Charmat Brut; Adolfo Lona Charmat Brut Rosé; Adolfo Lona Brut Tradicional; Adolfo Lona Nature Tradicional; Adolfo Lona Demi Sec Aromático, Orus Pas Dose método Tradicional e, agora, o Adolfo Lona Orus Dona Silvia 1972- método Tradicional. A distribuidora e importadora mineira comunga a filosofia de trabalho de Adolfo Lona: oferecer excelentes produtos com preços competitivos.

https://www.vinhosite.com.br/espumante-nacional-adolfo-lona-orus-dona-silvia/p

SERVIÇO – DEGUSTAÇÃO ADOLFO LONA

Data – 31/julho e 1º/agosto (segunda e terça-feira) – 19h30

Local: loja Casa Rio Verde – Marília de Dirceu – 104 – Lourdes – Belo Horizonte.

Espumantes que serão degustados:

• Adolfo Lona Charmat Brut

• Adolfo Lona Charmat Brut Rosé

• Adolfo Lona Brut Tradicional

• Adolfo Lona Nature Tradicional

• Adolfo Lona Demi Sec Aromático

• Adolfo Lona Orus Dona Silvia 1972

Investimento – R$ 60 para não sócios e R$ 42 para sócios do VinhoClube.

Convites nas lojas da Rio Verde ou pelo https://www.vinhosite.com.br/vinhos/cursos

One thought on “Enólogo Adolfo Lona lança novo espumante em BH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *