Circuito do Ouro: Matriz reaberta à visitação e novo Presidente

É Top , , , , , , , , ,

Construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito,  Matriz de Itatiaia, distrito de Ouro Branco é um relicário do Circuito do Ouro.

O templo apresenta duas etapas distintas de construção: a dos fundos com capela-mor e corredores laterais, executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original; e a nave atual com as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

O trabalho de restauro dos bens integrados e Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.

Todo o trabalho de restauro da Matriz de Itatiaia, em Ouro Branco/MG pode ser visto por turistas e interessados em cultura e arte barroca. A igreja está aberta a visitação de sexta a domingo, das 9h às 16h. O valor do ingresso é R$ 5,00. Há gratuidade para a comunidade de Itatiaia e para crianças de até cinco anos. O valor arrecadado é utilizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis exclusivamente para a conservação e preservação  da igreja, para que sempre seja possível que pessoas conheçam a história, a arquitetura e a arte da Matriz.

O restaurador-chefe, Gilson Ribeiro, iniciou os trabalhos já descobrindo, sob as camadas de repintura dos retábulos colaterais, a pintura original com motivos florais. A limpeza dos altares também revelou peças, que estão expostas em um espaço de referência, dentro da Matriz. A equipe de restauro foi reforçada por Aryanne Félix e Josiane Perucci, duas jovens da comunidade de Itatiaia. Incentivadas pelo trabalho, as duas foram aprovadas no curso de restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

 

Para Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, o projeto de conservação da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia não terminou com a entrega das obras de restauro, em 13 de junho de 2017. “E importante que a comunidade se mantenha unida e forte na preservação da nossa igreja. E Os Bem-Te-Vis estão convictos de que nossa atuação, que levou às obras de restauro, vai nos garantir uma igreja sempre preservada, mantendo Itatiaia em sintonia com sua história”, completa. Fonte e foto em destaque: Converso Comunicação

 

E, a Associação do Circuito do Ouro tem novo presidente. O cargo, que era ocupado por Ubiraney de Figueiredo Silva, Secretário de Turismo de Itabirito, passou as funções  para Felipe  Guerra, que também é Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Ouro Preto. “É com muita responsabilidade que recebo esse título e me sinto honrado. Inclusive pela primeira vez, a histórica Ouro Preto tem essa representatividade na entidade, será a primeira vez de um presidente vindo de Ouro Preto. Espero desenvolver um bom trabalho frente ao Circuito do Ouro e vou dar continuidade ao belo trabalho do meu antecessor Ubiraney”, comentou Felipe.

 

A solenidade contou ainda com presenças importantes como o Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta e o secretários de municípios Lucas Augusto Pereira. A solenidade contou ainda com presenças importantes como o Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, o secretário de turismo e vice-prefeito de Sabará Lucas Silva, o também secretário e vice-prefeito de Ouro Branco o Dr. Celso Roberto Vaz e representando a SETUR o superintendente de políticas de turismo Rafael Almeida de Oliveira.

Para a vice-presidente, Fabiana Giorgini, as expectativas frente ao novo desafio são as melhores. “Temos um importante trabalho a ser feito a frente do turismo. Para isso, precisamos profissionalizar e valorizar a política pública, fomentar a cultura e o desenvolvimento das cidades. As pessoas precisam entender a importância do papel do turismo e faremos um trabalho com esse objetivo”.

Site: circuitodoouro.tur.br

Facebook: https://www.facebook.com/circuitodoouro/

Associação do Circuito do Ouro

Na foto abaixo: o novo Presidente da associação do Circuito do Ouro, Felipe Guerra; o Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta; o antecessor, Ubiraney de Figueiredo;  e a vice-presidente,  Fabiana Giordini. Crédito: Primeiro Plano Comunicação

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *