Cine-Theatro Central de Juiz de Fora comemora 89 anos de história com homenagem a Tom Jobim

É Top , , , , , , , , , , , , , ,

Em um período de efervescência cultural e econômica, Juiz de fora ansiava por um grande teatro, capaz de refletir a expressividade e a riqueza da então Manchester Mineira. Idealizado para suprir essa necessidade, o Cine-Theatro Central foi inaugurado em 30 de março de 1929, a partir de um projeto assinado por Raphael Arcuri e decorado por Angelo Bigi.

Espaço de grande versatilidade, o palco do Central já recebeu importantes apresentações artísticas, dentre espetáculos de teatro, dança e música, com nomes como Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Maria Rita, Cássia Eller, Rosamaria Murtinho, Ana Botafogo e Procópio Ferreira.

Adquirido pela UFJF em 1994, com o objetivo de preservar o espaço, ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Considerado um dos dez teatros mais belos do Brasil, o Cine-Theatro Central comemora 89 anos este mês com o show Jobim 90, com a cantora Fernanda Cunha e a participação especial da compositora Sueli Costa. A homenagem acontece nesse domingo, 25, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados a partir de hoje na bilheteria do teatro ou na Central de Atendimento da UFJF, no Campus.

Jobim 90, o show, apresenta o repertório do CD homônimo, produzido em homenagem aos 90 anos de Tom Jobim. O disco foi aclamado pela crítica e considerado um dos melhores de 2017. “A Fernanda sempre foi muito caprichosa. Quando ela assume um trabalho, ela faz direito”, elogia Sueli Costa, que se apresenta ao lado da sobrinha, na segunda parte do show, para interpretar alguns sucessos de sua carreira no palco que é parte de sua própria história.

Dona de sucessos eternizados por algumas das maiores cantoras brasileiras, como Elis Regina, Simone e Maria Bethânia, Sueli, por sua vez, está comemorando 50 anos de carreira e tem dividido o palco com a sobrinha em algumas apresentações. A dupla, que também esteve à frente da celebração de 80 anos do teatro, em 2009, mantém a formação voz (Fernanda) e piano (Sueli) nesta apresentação.

Em Jobim 90 Fernanda apresenta grandes sucessos da música brasileira, como Chovendo na Roseira e Águas de Março. Com expressiva carreira nacional e internacional, a cantora fará uma turnê pela América do Norte e Europa, celebrando também os 60 anos da bossa nova, comemorados em 2018. O repertório busca mostrar o lado de compositor e letrista de Jobim.

Segundo a cantora, a ideia do álbum surgiu por seu entusiasmo pelo trabalho do artista: “A música do Tom é arrebatadora. É natural que ele seja visto como uma referência.” A admiração começou ainda cedo, por influência da própria família. “Minha mãe [a também cantora Telma Costa] dizia que eu já cantava Águas de Março aos 2 anos.”

Fernanda afirma que é uma honra ser convidada para comemorar o aniversário do Central. “É um dos teatros mais lindos que eu já conheci e eu tenho uma ligação muito grande com ele por causa da minha família”, ressalta.

Para o diretor do Cine-Theatro Central, Luiz Cláudio Ribeiro (Cacáudio), a definição dos nomes para a celebração não foi difícil. “A Sueli já tem uma história com o Central e é uma figura de grande referência como cantora e compositora. Já a Fernanda tem um trabalho reconhecido e aclamado, de sucesso internacional”, afirma.

Após quase nove décadas de existência, o Central permanece como um local aberto para a celebração da arte. Segundo Cacáudio, além da importância histórica, o teatro “é um espaço vivo e que busca estimular a produção cultural”. Com esse objetivo, novos projetos de ocupação estão surgindo. É o caso do Palco Central, iniciativa para apresentação e incentivo de músicos locais, com entrada gratuita, que tem previsão de início ainda neste semestre.

 

Jobim 90 – Fernanda Cunha, com participação especial de Sueli Costa

Dia 25, às 20h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa s/n, Centro, Juiz de Fora, MG)

Entrada franca: retirada dos ingressos a partir do dia 20, na bilheteria do cine-teatro e na Central de Atendimento da Reitoria da UFJF, no Campus. Cada pessoa poderá retirar até quatro ingressos.

Mais informações:

Cine-Theatro Central: (32) 3231-4051

Fotos do Central: Alexandre Dornelas

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *