Cidades irmãs: Ouro Preto e Ribeira Grande de Santiago se unem para promover turismo histórico e cultural

É Top , , , , , ,

Duas cidades declaradas Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco – Ouro Preto e Ribeira Grande de Santiago – assinam neste sábado (19) um acordo para desenvolvimento turístico, comercial e cultural de ambas.

 

A cidade da Ribeira Grande de Santiago, mais conhecida por Cidade Velha,  foi declarada patrimônio mundial em 26 de junho de 2009. A localidade foi descoberta pelos portugueses em 1460 e constituiu primeiro núcleo populacional surgido na ilha de Santiago (Cabo Verde). Foi também a primeira cidade do mundo construída por europeus nos trópicos, mais precisamente por Portugal, tornando-se a primeira capital do arquipélago, título que ostentou até 1770, quando ocorreu a passagem oficial para a Praia de Santa Maria, a atual Cidade da Praia.

Entre as ações programadas está a união entre Estado e empresários das duas nações para a promoção do turismo com institucionalização de excursões e realização de eventos que permitam divulgar a riqueza arquitetônica, artesanal e cultural das cidades irmãs.

A assinatura do acordo será às 19h no Cine Vila Rica , durante o lançamento do Fórum das Letras 2017 e  contará a presença do presidente do país africano, Jorge Fonseca;  do embaixador de Cabo Verde no Brasil, Domingos Mascarenhas, que  serão guiados pelo secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, a uma visita à Igreja de São Francisco de Assis. Durante a cerimônia, à noite, estarão também o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta; e a reitora da UFOP, Cláudia Aparecida Marlière de Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *