Aprender brincando na UFJF

É Top , ,

 

Uma nova exposição chega ao Espaço Reitoria esta semana, desta vez trazendo uma proposta bem diferente das habituais: apresentar os resultados de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida em torno de jogos de montar arquitetônicos, como o Arckit e o famoso Lego. Serão expostos os dez jogos analisados e apresentado o Archbiks, jogo fabricado pelo próprio grupo de pesquisa das Linguagens e Expressões da Arquitetura, do Urbanismo e do Design. O grupo é formado pelo professor Frederico Braida, à frente do projeto, e por bolsistas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo três alunos da graduação, três da pós-graduação e três do mestrado.

Frederico Braida acredita na importância dos olhares da comunidade acadêmica – principal público do local – sobre o que está sendo produzido em diversos cursos. Daí a iniciativa de mostrar um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, com muita dedicação e interesse dos envolvidos. A apresentação de jogos – que serão exibidos em vitrines fechadas, com breves descrições e fotos das etapas pré, durante e pós-montagem – do Projetando com Jogos de Montar por si só já despertará o interesse de quem passar pelo Espaço Reitoria durante a exposição.

A abertura oficial, com coffee break, acontece no dia 12 de abril, às 17h, no Espaço Reitoria, mas as visitas já podem ser feitas a partir de amanhã, 10. Os interessados contarão ainda com um workshop na FAU, que ocorrerá no dia 26 de abril, de 14h às 18h (horário a confirmar), para interagir com os objetos estudados e com as análises feitas. O workshop será voltado para alunos do curso e de Artes e Design e Engenharias, mas aberto ao público em geral.

Prêmio

O grupo de pesquisa, financiado pela FAPEMIG e vencedor do prêmio de primeiro lugar em Ciências Sociais Aplicadas no XXI Seminário de Iniciação Científica, promovido pela UFJF, tem agora novos motivos para se orgulhar: o desenvolvimento do Archbriks, fabricado em impressora 3D, para construção de residência mínima, que será disponibilizado na internet (a divulgação de como fazer o download ocorrerá na abertura da exposição), e a apresentação dessa pesquisa na mostra Projetando com Jogos de Montar, que abarca a potencialidade desses jogos no ensino da arquitetura e urbanismo, levando os seus membros a analisarem as possibilidades de se usar itens do universo lúdico, muitas vezes ligado à infância, para pensar formalmente as construções e outros aspectos pertencentes à esfera arquitetônica.

 

Projetando com Jogos de Montar – Exposição

De 10 de abril a 04 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h, no Espaço Reitoria (Campus).

Abertura oficial: dia 12 de abril, às 17h

Entrada franca

Mais informações:

Pró-Reitoria de Cultura UFJF – (032) 2102-3964;

Professor Frederico Braida: (032) 98806-3132/ (032) 3229-3403, ramal 221

 

Foto: Ícaro Chagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *