Aberto edital para credenciamento de artistas e blocos no Carnaval de BH 2018

É Top , , , , , , , , ,

O edital para credenciamento de artistas, bandas e grupos musicais de renome local e regional, para compor a programação artística musical dos palcos oficiais do Carnaval de Belo Horizonte 2018, se encontra aberto. Os interessados podem fazer as inscrições até o dia 5 de janeiro de 2018. Artistas de qualquer estilo musical poderão se candidatar para apresentações em palcos espalhados por diferentes regiões da cidade.

Para credenciamento, o artista deverá entregar, pessoalmente à Belotur, um​ envelope​ devidamente identificado​ com toda​ a documentação artística​ prevista no edital. Após a publicação da classificação final, os proponentes habilitados artisticamente serão convocados por meio de publicação no Diário Oficial do Município (DOM), para entrega da documentação de habilitação jurídica.

Os interessados poderão solicitar o edital, gratuitamente, via e-mail (licitacoes.belotur@pbh.gov.br) ou pessoalmente junto à Comissão Permanente de Licitação da Belotur (na Rua da Bahia, 888, 6° andar, Centro, BH/MG). O resultado final, por evento, será publicado exclusivamente no DOM – Diário Municipal do Município.

De acordo com Gilberto Castro, diretor de Eventos da Belotur, a iniciativa valoriza artistas da casa. “Os palcos são importantes para a cidade, pois além de descentralizar, cria a oportunidades para que os artistas possam apresentar um pouco da sua riqueza cultural para os moradores e turistas”, comenta Castro.

A seleção das propostas será realizada em três etapas: habilitação, avaliação técnica e classificação. O processo classificatório será feito por meio de análise e avaliação do portfólio da banda ou artista que permitam a verificação da consistência e pertinência da proposta artística e do grau de inserção no cenário musical no gênero, da audição do material disponibilizado em áudio (CD) e/ou vídeo (DVD) e da análise da concepção artística do candidato, envolvendo performance no palco, figurino, empatia com o público, produção geral etc. Somente serão consideradas apresentações do gênero musical inscrito.

Os artistas serão divididos em duas categorias, definidas pela Comissão Especial de Avaliação após análise do material artístico apresentado. São elas: 1 – Artista ou grupo musical que comprove consagração pela crítica especializada ou pela opinião pública em âmbito local, com remuneração de R$ 3.500,00; 2 – Artista ou grupo musical que apresente comprove consagração pela crítica especializada ou pela opinião pública em âmbito regional, com remuneração de R$ 7.000,00.​​​​

Foto: Giovani Pierre/Belotur

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e com o apoio da Prodabel, também anunciou a abertura, nesta quinta-feira (19/10), o cadastro para os Blocos de Rua para o Carnaval de Belo Horizonte 2018. O procedimento garante o atendimento de demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. O trajeto informado pelos blocos será avaliado pela Belotur, BHTrans e demais órgãos envolvidos e, caso necessário, debatido com os representantes dos blocos, para o melhor planejamento e atendimento de todos. Para o cadastramento, os interessados devem acessar www.pbh.gov.br/carnaval, link disponível até dia 17 de novembro de 2017.

Aluizer Malab, presidente da Belotur, afirma que o cadastramento é hoje uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval. “Com os dados fornecidos pelos representantes dos blocos, podemos planejar melhor a festividade, juntamente com os demais órgãos públicos envolvidos, minimizando os possíveis problemas e garantindo, um apoio melhor para os organizadores, foliões e moradores da cidade de Belo Horizonte”.

A Prefeitura conta hoje, com uma ferramenta de georreferenciamento que é compartilhada com todos os órgãos como SLU, BHTrans, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal, que possibilita uma visão macro da festa por todas as regionais da cidade. “O cadastro e o diálogo constante com os blocos é imprescindível para que consigamos estruturar a cidade para atender os foliões e tornar a festa ainda mais bonita, segura e confortável”, afirma Gilberto Castro, diretor de Operações e Eventos da Belotur.

A ferramenta permite que o representante cadastre até dois trajetos por bloco, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão – tudo com o auxílio de um mapa, o que facilita o cadastro. Para otimizar o uso da nova ferramenta, a Prodabel disponibilizou um tutorial que pode ser acessado no mesmo portal.  Quem ainda tiver dificuldades no cadastramento deve ligar para 3246-0238. Na foto de capa o bloco Então Brilha, em clique de Andre Paiva.

 

Com:

#blimabracher
@blimabracher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *