Últimos dias para ver Ivana Andrés interpretar Camille Claudel

Agenda Cultural, Em Belo Horizonte , , , , , ,

 

Em “Camille Claudel”, Ivana Andrés, artista plástica e cantora, se apresenta em solo, exibindo sua face de atriz, contracenando com personagens imaginários, enquanto desenha e canta à capela. A direção é de Luciano Luppi. Enlouquecida e vivendo em um manicômio na França, Camille Claudel desenha compulsivamente, relembrando sua tumultuada relação de amor e arte com o grande escultor Auguste Rodin. Sua genialidade e rebeldia não se adequavam aos rígidos padrões da época, razão pela qual permaneceu internada por 30 anos, até a morte, aos 79 anos de idade. No palco, Ivana Andrés interpreta Camille Claudel e seus delírios persecutórios. Ela ouve vozes e tem visões de esculturas que executou e expôs com sucesso antes de sua internação. São narrados trechos de cartas, bem como o laudo médico, evidenciando preconceitos sexistas da época – quando se restringia a liberdade das mulheres, fadadas apenas ao trabalho no lar e à criação dos filhos.

O cenário, construído de acordo com os ambientes dos anos 20, também idealizado pela multiartista Ivana Andrés, inclui painéis e esculturas. Num cavalete, papéis brancos são preenchidos com desenhos criados por ela que, em um camisolão, sugerindo as vestes de um hospital, reproduz importantes obras de Camille e Rodin.

O texto forte, impregnado de intensa carga dramática, apresenta a arte como válvula de escape e a única forma de superação da angústia gerada pela internação e o conseqüente abandono em uma instituição psiquiátrica no início do século XX e, não menos importante, o intenso sofrimento mental da escultora.

FICHA TÉCNICA:

TEXTO: Luciano Luppi e Ivana Andrés

DIREÇÃO: Luciano Luppi

INTERPRETAÇÃO: Ivana Andrés

TRILHA SONORA ORIGINAL: Ivana Andrés e Evaldo Nogueira

CONCEPÇÃO VISUAL: Ivana Andrés

PRODUÇÃO: Kátia Assis

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Clarice Fonseca

CRIAÇÃO SOM/LUZ: Luciano Luppi

 

LOCAL

Teatro da Cidade (Rua da Bahia 1341)

DATAS
Terças e quartas de fevereiro às 20:30

INGRESSOS
40,00 (inteira)
20,00 (meia)
15,00 nos postos do Sinparc

 

Foto de Luciano Luppi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *