Semana de Marília de Dirceu, Aleijadinho e a agenda cultural em Ouro Preto

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , , , , , , , , , ,

A semana em Ouro Preto traz diversas atividades culturais, entre elas, destaque para a comemoração dos 250 anos do nascimento de Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão – a Marília de Dirceu,  e a 40ª Semana do Aleijadinho. Confira programação:

– Dia 08 de Novembro – A Escola Estadual Marília de Dirceu fará uma caminhada cultural com os alunos até o Museu da Inconfidência.Serão seis paradas para relembrar, nos locais, fatos de vida da musa inspiradora de Tomás Antônio Gonzaga, contados por meio de Liras do poeta e recitados pelos personagens vestidos a caráter.A saída será às 8h da Escola e a previsão de chegada ao Museu será às 10h.

– Dia 10 de Novembro –Visita guiada dos alunos ao Museu Casa dos Inconfidentes.

Marília de Dirceu, em pintura de Guignard

– Dia 10 de novembro Exposição Escutar Através – A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP juntamente com a CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, apresentam a exposição Escutar Através, do artista sonoro e músico Frederico Pessoa. A abertura acontece no dia 10 de novembro e fica aberta até o dia 3 de dezembro na Galeria de Arte Nello Nuno. Escutar Através é composta por quatro séries cuja proposta se baseia no deslocamento de objetos cotidianos de suas habituais funções, descontextualizando-os. As obras lidam com o deslocamento e o rearranjo da experiência comum por meio do sonoro/visual, da bricolagem e da ressignificação. Assim, o publico se depara com uma nova articulação que precisa ser apreendida com atenção, podendo até mesmo ser manipulada.

Exposição: “Escutar Através” na Galeria de Arte Nello Nuno

Abertura: 10 de Novembro, 18h

Data de Visitação: 11 de Novembro a 3 de Dezembro

Local: Galeria de Arte Nello Nuno – Rua Getúlio Vargas, 185, Rosário, em Ouro Preto/MG

Entrada Gratuita

Mais Informações: 3552-2480

Exposição Escutar Através – foto de divulgação

 

– Dia 17 e 18 de Novembro- ‘Vozes que Cantam” – XV Encontro de Corais de Mariana e Ouro Preto. Mariana e Ouro Preto ficarão ainda mais encantadoras entre os dias 17 e 19 de novembro. Isso porque elas serão palcos da 15ª edição do “Vozes que Cantam – Encontro de Corais de Mariana”. Com uma programação que promete agradar, essa edição vem com uma grande novidade, a parceria firmada entre as duas Prefeituras, que levará o evento para o município ouro-pretano. Em Mariana o encontro acontece nos dias 17 e 18 (sexta-feira e sábado), às 19h30, e no dia 19 (domingo), às 15h, na Praça Minas Gerais. Já em Ouro Preto, os corais se apresentam na Igreja de Nossa Senhora do Carmo nos dias 17 e 18, às 19h30.

Encontro de corais

 

– Dias 16 e 17 de novembro- 40ª Semana do Aleijadinho– o  Museu do Aleijadinho e a Paróquia de Nossa senhora da Conceição convidam a comunidade acadêmica para a comemoração da 40º Semana do Aleijadinho. Haverá apresentação de trabalho de alunos de graduação, pós-graduação e professores no Workshop – Manifestações Artísticas em Ouro Preto. Programação completa no site www.museualeijadinho.com.br.

40ª Semana do Aleijadinho

 

– Projeto “Judô na escola” – Lançado na Escola Municipal Bonequinha Preta, de Cachoeira do Campo, o projeto pioneiro irá oferecer aulas gratuitas aos alunos desta escola. O projeto atenderá cerca de 190 alunos da escola com aulas semanais, proporcionando, através da prática sistemática do Judô, o crescimento e desenvolvimento harmônico, desenvolvimento das potencialidades psicomotoras e cognitivas, desenvolvimento da efetividade e a integração social dos estudantes. O Projeto é uma proposta das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Educação, Governo e do Clube Budo-Kan Judô Águia Branca.

Judô na escola. Foto: Divulgação Secretaria de Esportes e Lazer.

 

– Dia 11 de novembro – Comédia com Matheus Ceará, às 21h, no Centro de Convenções da Ufop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *