Segunda edição da Festa do Chile agita o fds em Belo Horizonte

Agenda Cultural, Em Belo Horizonte , , ,

A data Nacional de independência do Chile é 18 de setembro, quando se promove uma das mais tradicionais e esperadas festas do país, conhecido por sua riqueza cultural e gastronômica, com destaque para suas vinícolas, apreciadas em todo o mundo. A comoção popular em torno das “festas pátrias” é tão grande que podemos comparar os festejos aos Carnaval brasileiro.

Quem mora em BH vai poder desfrutar um pouco dessa alegria. Segundo dados do Consulado do Chile, são cerca de 300 os chilenos que residem na cidade – mais de mil em todo o Estado. Acolhidos pela hospitalidade mineira, eles agora querem mostrar seus costumes aos belo-horizontinos. Por isso, está marcada para o próximo dia 15 a 2º Festa Chilena de Belo Horizonte. Das 10h às 20h, a Rua Tenente Brito Melo – a rua da Filarmônica –, no Barro Preto, vai receber barraquinhas de comidas e bebidas e shows com bandas e grupos de danças típicas.

Na edição deste ano, está confirmada a presença da Banda de Bronces San Pedro, de Valparaíso, conhecida pelo som potente de trompetes, trombones, tubas e percussões, que vão sacudir o público com alguns dos mais agitados ritmos andinos. Também está prevista uma apresentação especial de Cueca, considerada a dança nacional do Chile, feita pelo casal Alini Benzatti e Javier Riquelme, que conquistou o campeonato mundial de Cueca na Argentina.

A parte gastronômica, sem dúvida, é uma das principais atrações. Comidas tradicionais vão ocupar as panelas e certamente irão conquistar o paladar dos mineiros. Destaque para as internacionalmente conhecidas empanadas, os choripanes (pão com linguiça), os anticuchos (carne no espetinho), o pastel de choclo (um tipo de escondidinho de milho), sopaipillas, chorrillana, etc, além de uma variedade enorme de sobremesas. Para refrescar, a sugestão é provar o Terremoto, drinque mais tradicional do Chile, feito com vinho branco adocicado (Pipeño). Para beber, o famoso pisco e cervejas artesanais, além de uma carta de vinhos cuidadosamente elaborada com predominância de rótulos à base das uvas carménère, merlot, cabernet sauvignon e pinor noir.

 

2º Festa Chilena de Belo Horizonte

Data: 15/09/2018

Local: Rua Tenente Brito de Melo 1090 – rua da Filarmônica – Barro Preto

Horário: 10h às 20h

Organização: Jacqueline Rosas (31)993252123 Carolina Pizarro (31)991864811 Osvaldo Castro (31)997560810

Os ingressos gratuitos estarão disponíveis no site da www.sympla.com.br a partir de quarta-feira

Banda Bronces San Pedro https://www.youtube.com/watch?v=Qiqtc4LPhoA

 

Foto de Oswaldo Castro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *