Sábado tem Ferinha Aproxima com o tema Vinhos do Alentejo

Agenda Cultural, Em Belo Horizonte , ,

Neste sábado, 21 de julho, Belo Horizonte recebe, pelo terceiro ano consecutivo, a“Feirinha Aproxima – edição Vinhos do Alentejo”. Das 10h às 17h, algumas das mais conceituadas vinícolas dessa região portuguesa irão apresentar, no entorno do Museu Abílio Barreto (ruas Bernardo Mascarenhas e Josafá Belo), cerca de 50 rótulos de vinhos alentejanos, entre clássicos – com vinhos de reserva, desde 2011 – até novidades recém-lançadas. Tudo isso, harmonizado com pratos exclusivos e produtos apresentados por chefs expoentes da gastronomia mineira.

Adega de BorbaEsporãoDona Maria-Júlio BastosHerdade dos CoteisHerdade São MiguelMonte da Capela e Herdade da Figueirinha são os produtores confirmados no evento, com rótulos à venda em garrafa – a partir de R$ 22,50 – e também em taças. “Esta é uma edição especial, feita especialmente para os wine lovers da cidade. Quem for à Feirinha, se sentirá como se estivesse verdadeiramente em Portugal, mas com um toque da nossa gastronomia. A ideia é mostrar que os vinhos alentejanos são perfeitos para serem tomados em qualquer lugar do mundo”, destaca o idealizador do projeto, Eduardo Maya.

Dentre os estandes de comida, o público poderá experimentar petiscos como: polenta de canjica com ragu de galinha caipira, canapé de pão de queijo de pequi com confit de carne de sol, bolinho de feijoada recheado com calabresa e couve, torresmo com mandioquinha amarela, entre várias outras criações.  Entre os expositores confirmados estão: D. LucinhaDelícias da ValCafeteria da FazendaDom ViegasMarcel MesquitaClasse AQueijo da Marisa, Sorveteria Universal, Java Chocolates, e Goiabada D. Vivinha (Ponte Nova).

Já o crítico de vinhos Alexandre Lalas comandará uma degustação comentada (masterclass) de alguns dos vinhos expostos. Os interessados em participar devem se inscrever no local, gratuitamente, por ordem de chegada.

A “Feirinha Aproxima – Vinhos do Alentejo” é uma iniciativa do Projeto Aproxima em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

O PROJETO APROXIMA – Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional de Minas Gerais. Realiza feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões do estado. Cada edição da Feirinha recebe cerca de 5 mil pessoas.

CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana – A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo no mercado português e em mercados-alvo internacionais, entre os quais o Brasil. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

  1. CRÉDITO DA FOTO: Victor Schwaner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *