Ourobier, rock, tango: tudo que rola além na Semana Santa de Ouro Preto

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Programação cultural de Ouro Preto para a Semana Santa

Além das celebrações religiosas oficiais, durante a Semana Santa, Ouro Preto estará de braços abertos para receber moradores e turistas que se interessam ainda por cultura e boa gastronomia.

Confira as opções:

Oficina de Tapetes de Serragem

O produtor cultural Rodrigo Câmara oferece uma oficina de tapetes de serragem no Largo do Rosário, em comemoração aos dois anos da Casa Câmara. Será realizada no dia 31 de março, das 16h às 19h, com o objetivo de auxiliar no processo de confecção de tapetes. A oficina conta com história, escolha do desenho, tintura e montagem de um tapete na rua. São 20 vagas. Inscrições até o dia 28/03 pelo telefone (31) 99137-8434.

– Confecção de Tapetes de Serragem

O ponto alto da Semana Santa de Ouro Preto são os tapetes de serragem, confeccionados sempre na noite do Sábado de Aleluia, para a passagem da procissão do Domingo de Páscoa, pela manhã. Qualquer pessoa pode participar e fazer tapetes de serragem. Basta estar em Ouro Preto no dia 31 de março e se dirigir às ruas do trajeto da procissão. Em geral, os moradores das casas confeccionam os tapetes em frente às ruas residências. Por outro lado, áreas comerciais e que não possuem residência costumam ser apropriadas por visitantes, que colocam as mãos na serragem e colorem com muita criatividade as ruas. Quanto mais pessoas envolvidas na confecção, mais os tapetes ficam belos para a Procissão da Ressurreição. Toda colaboração é bem vinda. Foto abaixo de Leo Homssi

Workshop de fotografia “Um  Olhar”

O fotógrafo Eduardo Tropia ministra seu workshop de fotografia Um Olhar nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. O foco é a Semana Santa e suas belas celebrações. Mais informações: cursoeduardotropia@gmail.com.

– Show de Tango -Uma noite em Buenos Aires

Dia 31 de março, às 20h, no Teatro Casa da Ópera , à Rua Brigadeiro Musqueira, 104, Centro. R$ 60 ( inteira) e R$ 30, 00 (meia).

– Trem da Vale

Com viagens de quarta a domingo, o Trem da Vale faz o percurso ligando Ouro Preto a Mariana em dois horários por dia. No Sábado Santo (31/03), o trem noturno volta a circular entre as duas cidades, com atrações diferenciadas nos vagões. Mais informações: (31) 3551-7705.

 

– Exposição “Índia”

Com fotografias de Pedro Mendes. Até 1º de abril, na Galeria de Arte Nello Nuno, da Faop (rua Getúlio Vargas, 185 – Rosário). Visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. Entrada franca.

– Exposição “Cantos das Minas Gerais”

Com obras da artista plástica Bernadete Teixeira (Berná). Até 16 de abril, na Galeria Sesi-Fiemg – piso Cláudio Manoel (Praça Tiradentes, 4 – Centro). Visitação de segunda a domingo, das 9h às 19h. Entrada franca.

– Exposição “Caminhar sem fim”

Com fotografias de Alexandre Martins. Até 1º de maio, na Galeria Fiemg (Praça Tiradentes, 4 – Centro). Visitação de segunda a domingo, das 9h às 19h. Entrada franca.

– Exposição “O sopro e a forma”

Com obras do artista plástico Rodrigo Cid. Até 20 de abril, na Galeria de Arte do GLTA (Rua Paraná, 136 – Centro). Visitação de segunda à sexta, das 09h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. Entrada franca.

– Abertura do Ateliê de Arte Sacra Ana Rocha

Funcionamento de quarta a domingo, das 10h às 18h. No Beco da Escadaria do Carmo (acesso pela Rua Direita). O beco fica decorado exclusivamente para a Semana Santa.

– Exposição “Gravuras de Yara TupinambáA partir do dia 22 de março na Casa dos Contos. Rua São José, 12, Centro Histórico

– Principais momentos da Programação Religiosa

25 de março – Domingo do Encontro: Procissão do Encontro (17h – saída da Igreja das Mercês e Misericórdia e da Igreja das Mercês e Perdões. Encontro na Praça Tiradentes, com sermão, seguido de procissão até a Basílica do Pilar) e abertura dos Passos da Paixão (durante a manhã e a tarde)

29 de março – Quinta-feira Santa: Cerimônia do Lava Pés (20h, no Largo do Rosário, com Sermão do “Mandatum”- do Mandamento Novo e Cerimônia do Lava-Pés)

30 de março – Sexta-feira Santa: Procissão do Enterro (20h30, no Largo do Rosário, com Cerimônia do Descendimento da Cruz, seguida por Procissão do Enterro, em direção à Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões)

31 de março – Sábado Santo: Confecção de tapetes de serragem (a partir das 21h, no trajeto da Procissão da Ressurreição)

1º de abril – Domingo de Páscoa: Procissão da Ressurreição (A partir das 8h, após missa festival na Basílica do Pilar, seguindo o trajeto dos tapetes de serragem). Foto abaixo: Leo Homssi

 

 – Segunda Edição do OuroBier

 

 Dia 31 de março (sábado), a cidade de Ouro Preto sedia a segunda edição do OuroBier Fest – Festival Internacional de Cervejas Artesanais de Ouro Preto -, um dos mais novos e maiores eventos cervejeiros de Minas Gerais. O festival tem como foco principal a cerveja artesanal mineira e sua cadeia produtiva, mas suas atrações incluem também boa música, gastronomia, palestras sobre o mercado cervejeiro e outras surpresas mais.

 

Nesta edição, o festival vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes cervejarias mineiras como: Verace, Krug Bier, Fürst, Velho Brasa, Backer, Cervejaria Loba, Dunk Bier, Prussia Bier, Cervejaria Caraça, Aleluia Bier, Mantrap, Serrana Bier, Füzessy Bier, Hofbräuhaus e Cervejaria Acadêmica. O evento terá ainda um estande especial para que cervejarias de outros estados exponham seus produtos.

 

Esta edição terá uma importante novidade para aumentar a interação do público com o universo cervejeiro e descobrir quais as marcas que estão fazendo mais sucesso. O OuroBier vai disponibilizar um aplicativo de telefone para proporcionar a votação popular da melhor cerveja do evento. “Para esta edição, queremos dar ao público a oportunidade de eleger a melhor cerveja do evento. Com isso, acreditamos poder criar um parâmetro do verdadeiro gosto do consumidor final. É uma forma inovadora de valorizar o gosto do consumidor e valorizar as marcas que produzem essas cervejas. E com esse intuito, criamos um aplicativo para gerar essa interatividade com os participantes do evento”, afirma Júlio Ernesto Füzessy, realizador do evento.

 

Já a parte gastronômica, ficará por conta de 10 diferentes food trucks com opções variadas como sanduíches, massas, grelhados e também uma opção vegana, para realmente atender a todos os visitantes. O espaço do festival também foi ampliado para oferecer maior conforto, assim como o número de banheiros femininos. Adaptações em relação à primeira edição para tornar a experiência ainda mais prazerosa.

 

No quesito música, grandes bandas mineiras conhecidas farão a alegria dos participantes como Lurex, Seu Madruga, Texas Radio, Blues Horizonte Band, Poison Gas e Dona Odeth. A atração principal é uma banda de São Paulo, as Iron Ladies. O grupo é umtributo feminino ao Iron Maiden no Brasil. Possui uma musicalidade diferenciada, presença de palco extasiante e veio para renovar o cenário e fazer jus aos deuses do metal.

 

Segundo Júlio Füzessy,  “Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, porque mostra a força cultural de Minas. Explorar a qualidade dos nossos produtos para o mundo em um cenário único e original é o nosso foco. Estamos confiantes, porque a primeira edição, ano passado, foi um grande sucesso”. A Semana Santa em Ouro Preto recebe tradicionalmente um grande gama de turistas e a realização do festival (logo após o fim da Quaresma) já se tornou parte do calendário anual.

 

Presença internacional

Antes da pura diversão, vai rolar muita informação. O mercado cervejeiro brasileiro e, especialmente o mineiro, está em ebulição e conhecer melhor sobre os processos de produção, técnicas e novidades é um dos pontos altos do OuroBier. Na sexta-feira, 30 de março, a partir das 9h, há uma série de seminários seguidos pelo curso de produção de cerveja artesanal ministrado pela Casa O.L.E.C.

 

Entre as principais apresentações confirmadas estão as de “Estabilidade de Sabor na Cerveja e a Importância da Gestão Sensorial”, por Carlos Henrique de Faria Vasconcelos; “Água Cervejeira: Impactos e Ajustes”, por Jamal Adalawhak e “Demônios cervejeiros: o maravilhoso mundo selvagem”, por Fernando Dota.

 

E a palestra mais esperada,  “Fermentação na Cerveja Artesanal”, pelo papa do homebrewer, o americano John Palmer. Engenheiro com experiência em programas espaciais, ele é autor do bestseller How to Brew, publicado em 1999 e que está em sua quarta edição com mais de 400 mil cópias vendidas. Os interessados em participar dos seminários e também do curso de produção de cerveja artesanal podem se inscrever pelo site do festival (www.ourobier.com.br).

 

2ª edição do OuroBier Fest – Festival Internacional de Cervejas Artesanais de Ouro Preto

Data: 31 de março – Sábado de Aleluia (seminários e curso na Sexta-Feira da Paixão, dia 30/03 – a partir das 9h)

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP – Ouro Preto – MG

Horário: das 10h às 3h da madrugada de domingo

Venda de ingressos e inscrições para os seminários e curso pelo site: www.ourobier.com.br

https://www.facebook.com/Ourobier-1856852751258649/

Mais informações: (31) 3551-2582 ou 98884-3416

 

Divulgação de eventos: Converso Comunicação, Prefeitura Municipal de Ouro preto e Primeiro Plano Comunicação

Com #blimabracher

@blimabracher

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *