Ouro Preto alcança o 1º lugar no ranking ICMS Cultural

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , ,

A população ouro-pretana acaba de ganhar um motivo a mais para comemorar o Ano do Patrimônio Cultural: outra vez o Município atingiu o primeiro lugar no ranking do ICMS Cultural. Isso significa que entre todos os municípios de Minas Gerais, Ouro Preto foi o que mais pontuou em ações que visam a preservação do patrimônio cultural, e, como reconhecimento, o Estado irá repassar uma parcela maior da receita arrecadada com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Trata-se de uma forma de incentivo para que a cidade continue trabalhando em prol da proteção dos seus bens (materiais e imateriais), possibilitando, inclusive, novos investimentos.

 

O secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni Moreira, explica que a obtenção do 1º lugar no ranking do ICMS Cultural simboliza o reconhecimento ao efetivo trabalho de preservação e proteção do patrimônio material e imaterial realizado pela Secretaria de Cultura e Patrimônio por meio de seus servidores. De acordo com o secretário, mesmo com as dificuldades impostas pela queda da arrecadação municipal, a pasta manteve os esforços contínuos para a manutenção e ampliação da política pública voltada a Cultura e o Patrimônio da cidade.

 

Para o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, o resultado do ICMS Cultural está alinhado com a estratégia do município, a qual consiste em buscar investimentos externos a fim de complementar a arrecadação municipal, com o objetivo de manter em pleno funcionamento os serviços públicos oferecidos aos cidadãos.

 

Sobre o ICMS Cultural

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse do recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.

 

Foto: Divulgação ASCOM/PMOP – Marcelo Tholedo.

Superintendência de Atos, Chancelaria e Memória

Departamento de Comunicação

(31) 3559-3286

Nossas mídias sociais:

https://www.facebook.com/prefeituraouropreto

https://www.instagram.com/prefeituraouropreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *