O “Caminhar sem fim” de Alexandre Martins

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , , , , , , , , , ,
“Caminhar sem fim” é a nova exposição individual de fotografias de Alexandre Martins, acontecendo numa sequência natural e correlacionada com as séries já apresentadas em outras exposições, num processo progressivo em torno da imagem do indivíduo e do coletivo ouro-pretanos.
 
São imagens onde o rotineiro gesto de caminhar em Ouro Preto se funde com a peculiar paisagem urbana, formada ao longo da “estrada ou caminho tronco”, constituindo um dos traços mais genuínos e emblemáticos da cultura mineira.
 
No dizer de Francelina Ibrahim Drummond, num trecho de seu texto de apresentação da mostra, “Surge, assim, um valioso ensaio etnográfico que transita no tempo cronológico (1984 a 2017), identificando permanências no andar pelas ruas de Ouro Preto. Alexandre Martins capta o tempo existencial, de duração da vida. As fotografias, emolduradas por intenção artística e revestidas de sentido documental, em jogo de claro-escuro, tão marcante no seu trabalho, fazem o prodígio de desfamiliarizar o gestual comum, a que ordinariamente não se dá importância. O simples passa, pois, a pomposo, belo, excepcional. E as pessoas fotografadas, que espelham cada um de nós, tornam-se personagens marcantes da história”.
 
As fotografias, em preto & branco, foram feitas exclusivamente com recursos analógicos.
 
Local: Galeria FIEMG, Praça Tiradentes, nº 4, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.
Tel: (31) 3551-3637
Abertura: 24/3/2018, às 10 horas.
Visitação: até 1/5/2018, diariamente, das 9 às 19 horas.
Entrada gratuita.
Release de divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *