Livro de Paulo Rogério Lage apresenta biografia do 1º professor de medicina do Brasil colonial

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , ,

Nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, às 19h00, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto, o escritor e produtor cultural Paulo Rogério Ayres Lage lança seu livro “A Vida e a Obra de Antônio José Vieira de Carvalho”.

Editada e distribuída pela Palco Editora e ilustrada pelo ouro-pretano Marcos Meira, a obra traz à tona capítulos importantes da vida do português Antônio José Vieira de Carvalho (1756 – 1818), duzentos anos após a sua morte. Ele morou em Vila Rica, na segunda metade do século XVIII até o início do século XIX, e tornou-se o primeiro professor de um curso de medicina do Brasil colonial.

No livro, o personagem central desponta movido pelas histórias dos Cavaleiros Templários da Ordem de Cristo. O autor ainda destaca algumas curiosidades históricas, como o fato da primeira escola de medicina do Brasil ter sido fundada em Vila Rica, dois anos antes de São Paulo e sete anos antes da Bahia e do Rio de Janeiro. Paulo Rogério também relata o lado empreendedor de Vieira de Carvalho, que foi o fundador da Cerâmica Saramenha, a primeira fábrica de louça brasileira.

O lançamento do livro será precedido de uma homenagem à memória do ilustre português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *