Liga dos Blocos Estudantis de Ouro Preto anuncia ações sociais para a comunidade carente

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , , , , , , , ,

O Carnaval de Ouro Preto/MG é tradicional e reconhecido como um dos melhores do Brasil, com atrações para todos os gostos. Há blocos criados por estudantes e por moradores da cidade e, também, escolas de samba. A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto, criada em 2005, é uma das principais atrações dos dias de folia da cidade e já prepara a festa para 2019.

Com pacotes fechados para pista e camarote, a Liga dos Blocos oferece formas diferentes de curtir a folia, o que permite a experiência de liberdade e de identidade de cada um de seus blocos formadores, mas também a possibilidade de viver festas diferentes. Há dois ambientes: a pista e o camarote, cada um deles com um tipo de benefícios para os foliões. Além das atrações garantidas por cada bloco, segurança privada e toda a infraestrutura necessária para uma festa memorável estão garantidas. Na edição de 2018, a Liga trouxe grandes nomes da música atual, como Nego do Borel, Dennis DJ, Pabllo Vittar, MC Livinho e MC Kevinho, além do grupo Molejo, Alexandre Peixe e Tuca Fernandes, que voltaram a Ouro Preto e animaram os foliões.A cada ano, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto/MG, além de proporcionar uma experiência única durante os quatro dias de folia com grandes atrações da música atual, segurança e infraestrutura, sempre deixa um legado para a cidade. Em 2017, foi firmado o apoio social ao Núcleo de Assistência Jurídica e Laboratório Jurídico (Najop), um projeto assistencial do curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto.

Este ano a liga recebe, entre outros destaques:

Tomate,  no Bloco do Caixão

MC WM , no Bloco Cabrobró  (em foto no destaque, de divulgação)

MC Kekel , no Bloco da Praia  (foto, abaixo,  de divulgação)

Banda Eva, No Bloco da Praia 

Vintage Culture, no Bloco Cabrobró  ( foto , em abaixo, de divulgação)

O Najop atua desde a implantação do curso de Direito na Ufop, em 1994. Professores e alunos proporcionam assistência jurídica (litigiosa e consensual) gratuita a pessoas carentes da região dos Inconfidentes nas áreas referentes ao Direito do Trabalho, Civil e de Família, como solução de pequenos conflitos. Mais de dois mil processos já passaram pelo Núcleo. Além do benefício à comunidade ouro-pretana, o projeto também possibilita formação jurídica real e simulada aos estudantes de Direito da universidade.

A universidade destinou ao Najop, como sede própria, uma casa na área central de Ouro Preto. O imóvel carecia de reformas para receber os professores, estudantes e assistidos com conforto e segurança, para que as atividades pudessem ser desempenhadas normalmente, sem riscos. Enquanto o Najop estava em sede alugada, a Liga dos Blocos proporcionou um montante para a reforma do telhado e demais ajustes no imóvel próprio.

As obras tiveram início na segunda metade de 2017 e, em 2018, o Najop pôde, finalmente, ocupar sua sede própria. “A mudança para o prédio próprio representa um ganho imensurável para as atividades do Núcleo e para o atendimento à população ouro-pretana”, pontua a professora Juliana Evangelista, responsável pelo Najop. Além das instalações adequadas, a ação da Liga dos Blocos proporcionou a redução do custo operacional das atividades do Núcleo.

O processo de decisão sobre o apoio anual da Liga dos Blocos a projetos sociais com retorno para a comunidade ouro-pretana se dá em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop), atual gestora do Centro de Convenções da Ufop, por meio do edital de licitação para locação da Praça da Ufop, local onde acontece a festa de Carnaval da Liga. Para João Pedro Tavares Perna, integrante da Liga dos Blocos, “O apoio a projetos como o Najop justifica-se por si só, uma vez que o suporte à comunidade local, cultural ou socialmente, é uma forma de contribuir, na medida do possível, com as necessidades dos acadêmicos da Ufop e, principalmente, da população ouro-pretana”. Ele enfatiza que a comunidade da cidade, que tão bem acolhe os estudantes e visitantes que vêm, voltam e se renovam, merece receber o legado da Liga dos Blocos. Outras ações já foram realizadas, como o apoio ao grupo Candonguêro, em 2015, e a projetos de extensão da Ufop, como o TUI – Teatro Univeritário e o Conjunto de Flautas, em 2016. Em 2018, o apoio está sendo destinado ao projeto Campus Aberto, que recebe as comunidades em que a Ufop está inserida para vários dias de atividades culturais e esportivas ao longo do ano, capitaneados por alunos e professores da instituição.

Texto e fotos de divulgação: Converso Comunicação

Carnaval Ouro Preto 2018

Carnaval da Liga dos Blocos de Ouro Preto

De 02 a 05 de março de 2019

No Espaço Folia – Ouro Preto/MG

Mais informações: 

ligadosblocos.ouropreto@gmail.com

www.facebook.com/ligadosblocosoficial

Bloco do Caixãowww.blocodocaixao.com.br/

Bloco Cabrobró: www.blococabrobro.com.br/

Bloco da Praiawww.blocodapraia.com.br/

Bloco Chapadowww.blocochapado.com/

Com: @blimabracher

#blimabracher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *