Guilherme Mansur lança mais de sua poesia gráfica, neste sábado, na livraria Outras Palavras, em Ouro Preto

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , ,

Nosso poeta gráfico Guilherme Mansur lança seu livro da Coleção Editando o Editor/EDUSP, de Simone Homem de Mello, neste sábado, dia 14 de julho, a partir das 11 horas, na Livraria Outras Palavras ( Rua Getúlio Vargas, 239, Rosário, Ouro Preto).
O livro aborda o trabalho do poeta, tipógrafo e editor durante quatro décadas na Tipografia do Fundo de Ouro Preto.

­

Abaixo, trecho publicado do Jornal da Usp a respeito do livro:

Coleção “Editando o Editor” mostra a arte de Guilherme Mansur – Jornal da USP

“Acaba de ser publicado pela Editora da USP (Edusp) e pela Com-Arte, editora-laboratório do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o nono volume da coleção Editando o Editor, que tem como objetivo central o registro de relatos de profissionais do mercado editorial brasileiro. O tema do volume recém-lançado é o tipógrafo, editor, poeta e artista gráfico Guilherme Mansur.

O livro traz um texto da idealizadora da coleção, Jerusa Pires Ferreira, em que afirma a importância de Mansur como “mestre de ofício, poeta e personagem”, atributos construídos durante toda sua carreira na tipografia.

“Mansur não esquece o apelo às técnicas tipográficas seculares, o passeio pela identidade das fontes, prazer e ainda desafio. Por isso, as descreve criando uma espécie de novelesca, a das fontes, com seus traços arredondados, pontudos, serifas, adornos ou marcas de simplicidade”, escreve Jerusa, sem deixar de lado o fato de o poeta-editor estar sempre ligado às inovações das técnicas tipográficas, pois seus conhecimentos acerca da tipografia de caixa estão presentes em seus trabalhos digitais.

Em texto introdutório do volume, a escritora e tradutora literária Simone Homem de Mello assim define Mansur: “Guilherme é um editor em sentido lato, sendo-o como tipógrafo, autor, artista gráfico, inventor de fontes e editor em sentido estrito. A estrutura deste livro procura espelhar a multidirecionalidade de sua atuação como editor”.”

Fotos de reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *