Festa de Santa Cruz: religiosidade e lazer em Ouro Preto

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , ,

O mês de maio é marcado pelo dia de Santa Cruz. Em Ouro Preto, a data é comemorada com a famosa Festa do Amendoim, realizada na Largo Marília de Dirceu.  Entre os dias 03 e 06 de maio, acontecem oficinas, reza do Ofício, barraquinhas, retretas e levantamento de mastro.

A Festa de Santa Cruz é celebrada desde o ano de 1735 e simboliza a devoção da comunidade à Santa Cruz. A Santa Cruz é representada com papeis coloridos e flores que enfeitam as pontes e cruzeiros da cidade. A comunidade também decora as portas de suas casas com as cruzes adereçadas.

O Dia de Santa Cruz é uma tradição portuguesa – consagrado no dia 03 de maio – dia em que Santa Helena apresentou a Dioclesiano a cruz em que Jesus Cristo foi crucificado. Santa Helena, mãe de Constantino, havia mandado descobrir o paradeiro da cruz.

A festa é realizada pela Comissão da Festa de Santa Cruz e a Associação dos Moradores do Antônio Dias com o apoio da rede Empresários de Ouro Preto, da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Confira a programação:

SÁBADO – 05 DE MAIO DE 2018

17h – Abertura das Barraquinhas.

17h – Som mecânico.

20h às 22h – Show “Forró de Bolso”

Leilão de Prendas – entre os intervalos dos eventos musicais.

DOMINGO – 06 DE MAIO DE 2018

15h – Abertura das Barraquinhas.

19h – Som mecânico.

20h às 22h – Show com Celso Alves.

Leilão de Prendas – entre os intervalos dos eventos musicais.


TERÇA-FEIRA – 03 DE MAIO DE 2016

O dia 03 de maio é consagrado ao culto da Santa Cruz e haverá às 19 horas a Missa no Espaço Celebrativo e reza do Ofício aos pés de Santa Cruz .

NOTA: Durante o horário dos festejos, o trânsito será interrompido no Largo Marília de Dirceu e Ponte do Antônio Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *