Feira de Orquídeas: opção para quem vai curtir o feriadão em BH

Agenda Cultural, Em Belo Horizonte , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Boa pedida para quem vai curtir o feriadão de BH é a 38ª Edição da Feira Nacional de Orquídeas, que chega à cidade entre os dias 13 e 15 de outubro. Realizado pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO), o evento acontece no Minascentro e terá novidades nesta edição, como a oficina sensorial de orquídeas para deficientes visuais, promovida em parceria com o Instituto São Rafael, quick massagee a participação do Sebrae. A entrada é gratuita e o espaço é acessível para pessoas com deficiência.

A feira inclui 26 estandes de produtores de orquídeas das mais variadas espécies, mudas e materiais de cultivo, que estarão expostas para apreciação e para compra. Já a exposição possui cerca de 500 orquídeas, algumas delas raras, cultivadas por orquidófilos de todo o Brasil. Depois de avaliadas por um corpo de jurados especialistas, elas serão premiadas por categoria e espécie. Além disso, haverá um pódio, em que as vencedoras ficarão expostas, para que todos os visitantes possam apreciá-las e fotografá-las. Neste ano, a expectativa é de que a feira receba cerca de 12 mil visitantes.

A atração desta estação é a orquídea Cattleya warneri, que floresce na região Sudeste do país e é nativa de Minas Gerais e Espírito Santo. Além dela, haverá a exposição de micro-orquídeas, espécies estrangeiras, plantas hibridas e outras espécies brasileiras. O objetivo da feira é reunir o público de diversos estilos, que compartilham o mesmo sentimento de amor pelas orquídeas. Além disso, a expectativa é de atrair as pessoas que querem entender mais um pouco sobre essas plantas. O evento é uma oportunidade de reunir a família e aproveitar os dias depois do feriado de 12 de outubro”, declara Denise Vasconcelos, presidente da AMO.

Cursos

Assim como nas outras edições, orquidófilos vão ministrar cursos sobre cuidados, plantio e manutenção das orquídeas. Entre os treinamentos estão “Cultivo de Orquídeas – Básico”, que vai abordar a umidade e ventilação, pragas e doenças, fotoperiodismo e adubação, por Orlando Parreiras; “Oficina de Suculentas: Cuidado, Cultivo e Arranjos”, ministrado por Natália Pimenta.

Curso para crianças

As crianças acima de 6 anos de idade que tiverem interesse no plantio e cuidado das orquídeas poderão participar do curso “Minha Primeira Orquídea”, ministrado por Pamilly Parreiras, que tem 12 anos e é filha do orquidófilo Orlando Parreiras. As crianças vão aprender como plantar e cultivar orquídeas e ainda poderão levar para a casa as que plantarem. O curso tem duração de cerca de 1h30 e estará disponível em horários específicos no sábado (15/10) e no domingo (16/10).

Premiação das orquídeas

Durante a feira, um grupo de juízes selecionados fará a avaliação das orquídeas em exposição (aproximadamente 500 exemplares serão julgados). Serão escolhidas as 15 melhores orquídeas de acordo com os critérios da AMO. Depois da escolha, haverá um pódio, em que as vencedoras ficarão expostas para que todos os visitantes possam apreciá-las, fotografá-las e participarem do 2º concurso “Amo fotografar orquídeas. O pódio será especialmente iluminado pela Templuz, que apoia o evento, para que as vencedoras possam ser fotografadas sem flash, com qualidade de luz do dia.

O concurso “Amo Fotografar Orquídeas” será realizado nos três dias da feira, em parceria com o Pedro Cine Foto. O participante vai retirar, no quiosque Pedro Cine Foto, um cartão com as instruções de participação e uma identidade –uma para cada participante–, para realização de login e cadastro por CPF e e-mail. Cada participante poderá fazer oupload de até três fotos pelo sitewww.amofotografarorquideas.com.br. São duas categorias: “selfie com as orquídeas” e “close das orquídeas”. Os fotógrafos vencedores terão uma premiação surpresa, além de uma ampliação especial da foto e uma bela orquídea como presente. As fotos poderão ser feitas na exposição de orquídeas ou na feira, durante os três dias de evento. Haverá votação pela internet, aberta ao público, e depois uma escolha das fotos mais votadas, que será feita por júri selecionado entre conhecedores de orquídeas da AMO e de fotografia. A ideia do concurso é proporcionar uma experiência diferente e encantadora para o público e especialmente aos jovens, que veem o mundo na dimensão das poucas polegadas da tela de um celular. Uma foto em papel, à moda antiga, é pura emoção”, destaca Agostinho Cardoso, um dos organizadores da feira. Além disso, nesta edição, serão expostas as fotos ampliadas dos vencedores da 37ª edição EXPO AMO.

Espaço Gourmet

Um espaço cuidadosamente preparado estará presente na feira para agradar ao público com produtos mineiros, como queijos, geleias, cervejas artesanais, cafés especiais e azeite de oliva. Além disso, esta edição traz um estande com comida árabe para ampliar o paladar do público. Os expositores são Queijo do Gir, Doces da Serra Mineira, Armazém da Vovó Ninite, Azeite de Borriello de Andradas, Cerveja Artesanal JaLapa, Tradicional Limonada, e Comida Árabe. Além desses estandes, neste ano, o Sebrae fechou uma parceria com a feira e vai expor em quatro boxes produtos mineiros, como café, cachaça e outras mercadorias.

Anota aí:

Feira Nacional de Orquídeas

Local: Minascentro (Rua Guajajaras, 1.022 – Centro – Belo Horizonte-MG)

Data: 13, 14 e 15 de outubro

Horários: 9h às 20h (sexta), 9h às 20h (sábado) e 9h às 17h (domingo)

Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *