Fani Bracher inaugura mostra de pinturas, dia 12, na FAOP

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , , ,
A Galeria de Arte Nello Nuno inaugura nesta terça-feira (12), às 19h, a exposição “Fani Bracher: Pinturas”, uma retrospectiva da carreira da artista plástica mineira. Com diversas exposições em cidades do Brasil e do mundo, os 31 trabalhos em óleo sobre tela revelam algumas temáticas que marcaram o conjunto de sua obra. A visitação é gratuita. Mais informações em nossas redes sociais.

A artista mineira nasceu na Fazenda Experimental em Coronel Pacheco Minas Gerais. Graduada em jornalismo pela UFJF. Em 1968 casou-se com o artista Carlos Bracher e juntos viajaram para a Europa, onde viveram por dois anos. Em Portugal fez cursos de história da arte com o crítico José Augusto França e Mário Gonçalves. Frequentou o atelier do pintor Almada Negreiros e, na cidade do Porto conheceu a obra de Amadeu de Souza Cardoso. Depois de Portugal partiu em viagem de estudos pelos Museus da Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Alemanha, Holanda, Bélgica e Inglaterra.

Fixou residência em Paris de agosto de 69 a dezembro de 70. Ainda na capital francesa participou ativamente do “Centro de Artes para estudantes e artistas americanos”, através do qual fez viagens de estudos a museus e galerias de New York e Washington. Na Espanha descobriu El Greco em Toledo, Bosch e Goya em Madri e Gaudi em Barcelona. De volta ao Brasil estabeleceu-se em Ouro Preto onde começou a pintar em 1973. Entre 1973 e os dias atuais participou de várias exposições em Museus. Centros Culturais e Galerias de Arte no Brasil e no Japão. Realizou 30 exposições individuais em cidades brasileiras e também no Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, Guiana Francesa, Jamaica e França. Sobre sua obra escreveram vários críticos entre eles: Celma Alvim, Rubem Braga, Wilson Coutinho, Roberto Pontual, George Racs, Ferreira Gullar, Flávio de Aquino, Walmir Ayala, Walter Sebastião, Marcelo Castilho Avellar, Frederico Moraes e Ângelo Oswaldo de Araújo.

Ganhou 14 prêmios de pintura e tem seus trabalhos incluídos em 34 livros de Arte. O livro “Fani Bracher”,  de Frederico e Ronald Polito, editado pela Salamandra Consultoria e Editora SA obteve o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do livro e o V Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, como o Melhor Livro de Arte.

Tem ainda publicado o livro “Fani Bracher”,  da C/Arte Editora, autoria de José Alberto Pinho Neves.

Atualmente a artista reside e trabalha na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais.

www.fanibracher.com.br;/

Fanpage https://www.facebook.com/Fani-Bracher

E-mail: bracher@superig.com.br blimabracher@gmail.com

Telefones: 55 (31) 3551-1114   /  (31)  8774 1114

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *