Experts mundiais em cervejas artesanais desembarcam em Ouro Preto para palestras no OuroBier

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , , , , , , , , ,

 

Especialista em produção caseira, o americano John Palmer fala sobre os princípios da fermentação

A segunda edição do Festival Internacional de Cerveja Artesanal de Ouro Preto – OuroBier – tem uma programação intensa de palestras e curso na Sexta-feira da Paixão (30/03), a partir das 9h, com a presença de nomes de peso do mercado cervejeiro nacional e internacional. O grande destaque é a presença do americano John Palmer, papa do homebrew, que vem ao Brasil para falar com muito conhecimento de causa sobre os princípios da fermentação e suas aplicações na cerveja artesanal. John Palmer é conhecido mundialmente como especialista na produção cervejeira caseira. Engenheiro, com experiência em programas espaciais, ele é autor do best-seller ‘How to Brew’, publicado em 1999 e que está em sua quarta edição com mais de 400 mil cópias vendidas – sem falar nas traduções não-oficiais, inclusive em português, que circulam na internet. E também é autor de outros dois importantes livros sobre cerveja: ‘Brewing Classic Styles: 80 Winning Recipes Anyone Can Brew’ e “Water: A Comprehensive Guide for Brewers’. Foto abaixo deJohn Palmer – crédito: Bronson Photography

 

 

Jamal Abd Awadallak é engenheiro químico, com mestrado e doutorado em Engenharia de Processos Bioquímicos, Professor da Universidade Federal do Paraná, onde ministra aulas de produção de bebidas fermentadas e destiladas, bem como desenvolve pesquisa na área de desenvolvimentos de novos microrganismos para aplicação em cerveja artesanal e Apresentador do canal BeerSchool no youtube, que hoje conta com 21 mil inscritos e mais de um milhão e meio de visualizações totais.  Seu tema será “Água Cervejeira – Impactos e ajustes”. O foco da palestra é desmistificar os processos de adequação da águapara produção de cerveja artesanal e proporcionar conhecimento aos participantes o suficiente para que sejam capazes de pediradequadamente um relatório de análises de água, interpretar o relatório e, a partir disso, adequar da melhor forma possível sua água à um estilo ou objetivo específico.. Jamal Abd Awadallak – em foto abaixo  e em destaque- Crédito- Divulgação

Carlos Henrique Faria de Vasconcelos é o palestrante responsável pelo tema “Estabilidade de Sabor na Cerveja e a Importância da Gestão Sensorial”. Biólogo, especialista em Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cervejas é também o Mestre Cervejeiro da Hofbräuhaus. Suas qualificações incluem consultoria especializada em projetos de cervejarias; professor e coordenador da pós-graduação em Tecnologia Cervejeira do UniBH; professor da Associação Brasileira de Sommelier e coordenador do curso de Sommelier de Cervejas da ABS-MG; professor de “Bebidas” no curso de Gastronomia da UNA; professor de “Enologia e Enogastronomia” no MBA em Gestão Gastronômica e Hotelaria do Senac-MG e ex-professor da Doemens Akademie, de Munique/Alemanha e do Siebel Institute, de Chicago/EUA.

O manuseio de microrganismos selvagens assusta muitos cervejeiros, mas os resultados obtidos podem ser incríveis.Fernando Dotta abordará o uso desses microrganismos em sua palestra “Demônios cervejeiros: o maravilhoso mundo selvagem” e também sobre os fatores de segurança e fermentações de longa duração. Ele é Juiz BJCP, engenheiro mecânica com PhD em mecânica da fratura e cervejeiro caseiro especializado no uso de microrganismos selvagens e técnicas alternativas de fermentação. Também é Diretor Técnico da ConCerVap (Confraria de cervejeiros do Vale do Paraíba) e Engenheiro Sênior do Departamento Pesquisa e Desenvolvimento da Embraer. Em sua visão, a descoberta de estilos de cervejas exóticos e selvagens, aliada às técnicas alternativas de produções destas cervejas abriram um novo horizonte de estudos e experimentos.  Foto de Carlos Henrique Vasconcelos, abaixo –  Crédito: Dimitry França

 

OuroBier

Sexta é dia de conhecimento e sábado de diversão. Dia 31 de março (Sábado de Aleluia), a cidade de Ouro Preto sedia a segunda edição do Festival OuroBier Fest, um dos mais novos e maiores eventos cervejeiros de Minas Gerais. O festival tem como foco principal a cerveja artesanal mineira e sua cadeia produtiva, mas suas atrações incluem também boa música, gastronomia e outras surpresas mais. Nesta edição, o OuroBier vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes cervejarias mineiras como: Verace, Krug Bier, Fürst, Velho Brasa, Backer, Cervejaria Loba, Dunk Bier, Prússia Bier, Cervejaria Caraça, Aleluia Bier, Mantrap, Serrana Bier, Füzessy Bier e Cervejaria Acadêmica. O evento terá ainda um estande especial para que cervejarias de outros estados exponham seus produtos.

 

Já a parte gastronômica, ficará por conta de 10 diferentes food trucks com opções variadas como sanduíches, massas, grelhados e também uma opção vegana, para realmente atender a todos os visitantes. O espaço do festival também foi ampliado para oferecer maior conforto, assim como o número de banheiros femininos. Adaptações em relação à primeira edição para tornar a experiência ainda mais prazerosa.

 

Palestras da 2ª edição do OuroBier Fest – Festival Internacional de Cervejas Artesanais de Ouro Preto

Data: 30 de março – Sexta-Feira da Paixão – a partir das 9h

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP – Ouro Preto – MG

Inscrições para os seminários e curso pelo site: www.ourobier.com.br

https://www.facebook.com/Ourobier-1856852751258649/

Mais informações: (31) 3551-2582 ou 98884-3416

 

Segunda edição do OuroBier Fest será no Sábado de Aleluia, dia 31/03

Na Sexta-Feira da Paixão (30/03), serão realizados seminários com a participação especial do americano John Palmer, especialista em produção caseira de cerveja artesanal

Dia 31 de março (sábado), a cidade de Ouro Preto sedia a segunda edição do OuroBier Fest – Festival Internacional de Cervejas Artesanais de Ouro Preto -, um dos mais novos e maiores eventos cervejeiros de Minas Gerais. O festival tem como foco principal a cerveja artesanal mineira e sua cadeia produtiva, mas suas atrações incluem também boa música, gastronomia, palestras sobre o mercado cervejeiro e outras surpresas mais. Ele já faz parte do calendário da cidade e incrementa o turismo da Semana Santa.

Nesta edição, o festival vai oferecer mais de 100 rótulos de grandes cervejarias mineiras como: Verace, Krug Bier, Fürst, Velho Brasa, Backer, Cervejaria Loba, Dunk Bier, Prussia Bier, Cervejaria Caraça, Aleluia Bier, Mantrap, Serrana Bier, Füzessy Bier, Hofbräuhaus e Cervejaria Acadêmica. O evento terá ainda um estande especial para que cervejarias de outros estados exponham seus produtos.

Esta edição terá uma importante novidade para aumentar a interação do público com o universo cervejeiro e descobrir quais as marcas que estão fazendo mais sucesso. O OuroBier vai disponibilizar um aplicativo de telefone para proporcionar a votação popular da melhor cerveja do evento. “Para esta edição, queremos dar ao público a oportunidade de eleger a melhor cerveja do evento. Com isso, acreditamos poder criar um parâmetro do verdadeiro gosto do consumidor final. É uma forma inovadora de valorizar o gosto do consumidor e valorizar as marcas que produzem essas cervejas. E com esse intuito, criamos um aplicativo para gerar essa interatividade com os participantes do evento”, afirma Júlio Ernesto Füzessy, realizador do evento.

Já a parte gastronômica, ficará por conta de 10 diferentes food trucks com opções variadas como sanduíches, massas, grelhados e também uma opção vegana, para realmente atender a todos os visitantes. O espaço do festival também foi ampliado para oferecer maior conforto, assim como o número de banheiros femininos. Adaptações em relação à primeira edição para tornar a experiência ainda mais prazerosa.

No quesito música, grandes bandas mineiras conhecidas farão a alegria dos participantes como Lurex, Seu Madruga, Texas Radio, Blues Horizonte Band, Poison Gas e Dona Odeth. A atração principal é uma banda de São Paulo, as Iron Ladies. O grupo é umtributo feminino ao Iron Maiden no Brasil. Possui uma musicalidade diferenciada, presença de palco extasiante e veio para renovar o cenário e fazer jus aos deuses do metal.

Segundo Júlio Füzessy,  “Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, porque mostra a força cultural de Minas. Explorar a qualidade dos nossos produtos para o mundo em um cenário único e original é o nosso foco. Estamos confiantes, porque a primeira edição, ano passado, foi um grande sucesso”. A Semana Santa em Ouro Preto recebe tradicionalmente um grande gama de turistas e a realização do festival (logo após o fim da Quaresma) já se tornou parte do calendário anual.

2ª edição do OuroBier Fest – Festival Internacional de Cervejas Artesanais de Ouro Preto

Data: 31 de março – Sábado de Aleluia (seminários e curso na Sexta-Feira da Paixão, dia 30/03 – a partir das 9h)

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP – Ouro Preto – MG

Horário: das 10h às 3h da madrugada de domingo

Venda de ingressos e inscrições para os seminários e curso pelo site: www.ourobier.com.br

https://www.facebook.com/Ourobier-1856852751258649/

Mais informações: (31) 3551-2582 ou 98884-3416

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *