Difícil escolher: fim de semana recheado de eventos culturais e gastronômicos em BH e interior

Agenda Cultural, Em Belo Horizonte , , , , , , , ,

1) Mercado Central apresenta Pratos Juninos Campeões: Neste sábado, 16 de junho, Belo Horizonte vai conhecer as quatro receitas vencedoras do Concurso Prato Junino, criado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, como uma frente do projeto de gastronomia do Arraial de Belo Horizonte. Nesta semana, quatro seletivas aconteceram nas faculdades de gastronomia do Senac, Estácio de Sá, UNA e Promove e os vencedores serão apresentados em clima de festa junina no Mercado Central.

 “O Arraial de Belo Horizonte já tem em excelência todos os quesitos de uma tradicional festa junina: a dança, a música, a religiosidade e a festa na Praça da Estação… Agora, trouxemos a gastronomia, que é um dos nossos principais atrativos, para o epicentro do evento, elevando a qualidade dos serviços culinários no Arraial, envolvendo faculdades, bares e restaurantes da cidade em prol da culinária mineira junina”, relata Aluizer Malab, presidente da Belotur.

 Na Faculdade Senac, o prato Camadas de Junho foi o grande vencedor. Sua idealizadora, a estudante de gastronomia Ana Cláudia Soares Silva, fez uma espécie de verrine de canjicão com caramelo de rapadura e pipoca de sagu. “Minha ideia foi criar uma receita prática, para funcionar bem na Praça da Estação, durante o Arraial de Belo Horizonte. Escolhi remeter a ingredientes que não podem faltar em festas juninas, como canjica, rapadura e pipoca”, comenta Ana Cláudia Soares, sobre o Camadas de Junho, sua receita campeã.

Já a seletiva da Faculdade de Gastronomia Promove elegeu o Escondidinho de canjiquinha com creme de queijo, feito pelas cozinheiras Elisete Ribeiro, Vanessa Baracho e Ana Paula Forte, como o principal. Ana Paula Forte e suas colegas também apostaram na tradição, mas com um toque de novidade. Ela explica como chegou ao prato vencedor da seletiva da Faculdade Promove. “A ideia do prato veio da Festa Junina do Promove, onde servimos canjiquinha. Queríamos fazer o prato, mas de um jeito não tradicional. Então chegamos ao escondidinho. Para o concurso modificamos ainda mais: colocamos o creme de queijo e cozinhamos o pernil de forma diferente.”

Quem venceu a seletiva da Faculdade de Gastronomia Estácio de Sá foi o grupo formado por Bruno Romana, Douglas Gusmão, Pedro Leal, Rogério Bandeira e Vander Júnior com o prato ‘Porquinho no milharal’. Quanto o resultado foi anunciado, a emoção foi tamanha que Bruno Romana literalmente desmaiou. O susto passou em cerca de dois minutos, quando ele recuperou os sentidos e, chorando, disse estar muito feliz. “Não estava prevendo a vitória. Meu prato é um bolinho, você junta, frita e costuma dar certo… Mas o nosso diferencial é que para além de um simples bolinho mineiro, acrescentamos o velouté [um molho da cozinha francesa] e contamos com uma montagem prática para funcionar bem na Praça da Estação”, relata o jovem cozinheiro.

Os vencedores da última seletiva, na Faculdade Una, foram os alunos Ana Luíza Miranda, Marina Luvizotto, Luana Ribeiro de Souza, Thais Gabriele M. Dias e Pedro de Oliveira, com o prato BelôCaldo, um caldo de batata baroa com ora-pró-nobis, frango e farofa de bacon, servido em panhoca de milho. “Queríamos criar uma opção bem junina, que combinasse com a festa e com o frio. Focamos em Minas Gerais, por isso usamos ingredientes daqui, valorizando os produtores locais. Nos dedicamos muito à produção do prato e à compra de ingredientes, por isso estamos muito felizes em ganhar”, conta Marina Luvizotto.

APRESENTAÇÃO DOS PRATOS VENCEDORES

Quando: 16/06, às 9h30

Onde: Espaço Mineiraria/Mercado Central – Av. Augusto de Lima, 744, Centro

OBS.: toda a imprensa está convidada a cobrir as seletivas do Concurso Prato Junino.

Vencedores

Ana Cláudia Soares (Senac): Genilton Elias/Senac

Belô Caldo (UNA): Audrey Saenen/Belotur

Bruno Romana (Estácio de Sá): Audrey Saenen/Belotur

Camadas de Junho (Senac): Genilton Elias/Senac

Escondidinho de Canjiquinha (Promove): Acervo Belotur

Grupo Campeão UNA: Audrey Saenen/Belotur

Porquinho no milharal: Audrey Saenen/Belotur

Vanessa Baracho, Ana Paula Forte, Elisete Ribeiro: Acervo Belotur

Jurados: Acervo Belotur

2) Praça da Liberdade sedia o projeto Arte no Prato Gourmet

Música, arte, gastronomia e também um pouco de futebol. Essas são as atrações principais do projeto Arte no Prato Gourmet, que será realizado em Belo Horizonte – Praça da Liberdade – nos dias 16 e 17 de junho (sábado e domingo), com entrada gratuita e voltado para toda família. A ideia é que após esta edição, o evento vá viajar pelas cidades de Minas.

O projeto traz importantes nomes da música, homenageia grandes chefs de cozinha, mostra apresentação de quadrilhas e também pinturas de pontos turísticos da capital mineira. E, para incrementar a festa e agradar a todos, ainda terá também quatro grandes telões para projetar a estreia da seleção brasileira no domingo à tarde, contra a Suíça.

Dentro do evento, terá o Espaço Arte no Prato Gourmet, onde serão confeccionados pratos personalizados, homenageando os grandes chefs de cozinha de Minas Gerais na atualidade, em parceria com a Volmape –Voluntárias do Mário Penna. A renda adquirida com a venda será revertida para o Hospital Mário Penna. A seu lado estarão o palco para as atrações musicais e as tendas gastronômicas, com os melhores sabores da culinária mineira.

Quanto à especial programação musical, no dia 16/06, a animação fica por conta das bandas Papagaio Elétrico (rock nacional), Route 66 (rock internacional dos anos 60 e 70), U2 – Latin American Cover, o samba de Márcio Nagô, a melodia do cantor Márcio Greyck e também 14 Bis. Já no domingo (17/06), a alegria começa com a apresentação de Patati e Patatá para as crianças, quadrilhas e congadas, Hocus Pocus (Beatles), Aline Calixto, Toninho Horta, Beto Guedes e Lô Borges.

“O Arte no Prato Gourmet tem o objetivo de ligar o Turismo com a Gastronomia e a Arte com a Cultura. Queremos divulgar as riquezas da culinária e da música mineira e ressaltar o que Minas tem de melhor. Toda a nossa programação está focada nisso, com a valorização de nossos chefs e artistas. O evento está centrado em chefs que residem em Belo Horizonte, assim como as atrações musicais, tendo como ponto alto a homenagem ao lendário Clube da Esquina, que colocou Belo Horizonte no mapa da música mundial, contando ainda com a presença de seus fundadores”, declara o idealizador Cícero Yco.

O Arte no Prato Gourmet é uma realização da E-Show Promoções e Produções de Eventos, com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gasmig.

Arte no Prato Gourmet

Data: 16 e 17 de junho – sábado e domingo

Horário: 14h às 22h

Local: Praça da Liberdade – Belo Horizonte

Mais informações: (31) 99602-9098

Entrada gratuita

 

3) Falke Bier patrocina a festa de comemoração de inauguração da Achado
No próximo sábado (16/06), o quarteirão da Rua Sergipe – entre a Avenida Getúlio Vargas e Rua Fernandes Tourinho – será fechado para uma grande festa em comemoração à inauguração da Barbearia Achado, novo point focado na construção da imagem masculina. O evento terá diversas atrações musicais, food trucks, flash tatoo, live painting, intervenções artísticas e será voltado para toda família e também pet friendly. A entrada é gratuita, via retirada de ingressos pelo sympla.

A grande atração da festa são mesmo as cervejas da Falke Bier, patrocinadora do evento, que irá oferecer cinco estilos de chopes para os convidados. Começamos pela Pilsen, leve e que promete conquistar com seu equilíbrio e pureza. A Weissbier é refrescante, com notas frutadas que lembram banana e cravo, com 5% de teor alcoólico e malte de trigo em sua formulação e ainda leva a chancela da Estrada Real.

“A Falke Bier sempre trabalhou com a inovação e valorização do mercado e estamos começando agora também a investir e expandir a cultura cervejeira. O movimento das barbearias, tão em voga hoje, traz de volta o cuidado com a aparência masculina. Os homens assumindo sua vaidade e se cuidando mais e, durante esse momento intimista de cuidado próprio, eles podem curtir isso ainda mais degustando uma boa cerveja artesanal. São dois prazeres que podem e devem andar juntos e a Falke abraça esta ideia”, declara Marco Falcone, um dos proprietários da Falke Bier.

O chope Red Baron é um dos preferidos do público. É do estilo Vienna Lager, que utiliza o malte Pilsen “tratado” com temperatura, o que se chama de “amorenamento” do malte. O resultado é uma cerveja avermelhada, com sabor bem refrescante. O Ouro Preto é do estilo Schwarzbier, que utiliza malte torrado em sua composição, o que torna a coloração escura e tem 5,4% de teor alcoólico. E a última opção é o chope Villa Rica, também de coloração escura e com 5,2% de teor alcoólico. Seu estilo é o dry stout e é uma das opções mais saborosas do hall da Falke.

Pedro e Mariano são os sócios responsáveis pela Achado. Pedro M Barber lutou para alcançar o sucesso e teve a oportunidade de evoluir e se encontrar na Barbearia Gonçalves, onde aprimorou suas técnicas e hoje vai mostrar em sua Achado. Mariano Barber também suou a camisa para aprender e se profissionalizar e hoje os dois juntos investem nesse novo negócio.

Fundada em 2004, a Falke Bier é uma cervejaria familiar, que nasceu da iniciativa dos irmãos Marco Antonio, Juliana e Ronaldo Falcone de abandonar suas atividades e investir em um projeto de qualidade de vida. O objetivo era produzir cerveja, de maneira que ela se tornasse uma paixão, não um produto. Uma bebida com qualidade, com história, com personalidade é apenas consequência do envolvimento diário das pessoas que formam a Cervejaria Falke com o seu objeto de desejo.

Falke patrocina festa Achado BH
Data: 16 de junho – sábado
Horário: 12h às 20h
Local: Quarteirão fechado da Rua Sergipe – entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Fernandes Tourinho
Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/achado-bh__302395
Estacionamento parceiro: R$ 15 por carro, entrando pela Avenida Getúlio Vargas
Mais informações: 3318-7488

4) Festa Portuguesa: A Câmara Portuguesa de Minas Gerais promove a 8ª edição da Festa Portuguesa, no sábado, 16 de junho, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto. O evento inclui atrações que reforçam a interação entre as culturas, e este ano traz diversas novidades. Do lado da gastronomia, estão os restaurantes: Caravela, Tugas, Taberna Baltazar, Thiago Lima & Renato Lobato, Armazém Medeiros, Verde Gaio, Restaurante do Porto e o Paladino, convidado do ano, que apresenta pratos com fusão das culinárias mineira e portuguesa. Também estão confirmadas quatro docerias: Doceria Baltazar, Doces de Portugal, Sorvete Artesanal Alento e Casa di Maria. Na programação artística, um dos destaques do palco principal é a DJ portuguesa Joana Hasse. Também se apresentam: DJ Aída, a fadista Sonia Gargiulo, as bandas Charanga Pop e Flaming Boys e o Grupo Folclórico Gil Vicente. Já o palco acústico conta com shows da Banda da Polícia Militar, Coral Luís de Camões, Grupo de Poesia da Faculdade de Letras da UFMG, Trio Dom Preto e Choro por Elas.

Data/horário: sábado, 16 de junho, das 10h às 22h

Local: entorno do Museu Histórico Abílio Barreto

Entrada Gratuita (doação opcional de agasalho, alimento não perecível, livro e material escolar)

Informações: camaraportuguesamg.com.br

Facebook.com/FestaPortuguesaBeloHorizonte

5) ENCONTRO DE VINHOS

A sexta edição da feira itinerante Encontro de Vinhos em BH acontece no Espaço Ilustríssimo, no bairro Santa Efigênia, no sábado, 16 de junho, e reúne aproximadamente 30 expositores. A vitrine inclui desde grandes importadoras, como a World Wine, até produtores independentes, como a Família Cassone, de Mendoza, na Argentina. O valor do ingresso inclui kits de 10 a 20 fichas de degustação para serem trocadas por doses nos estandes. As importadoras e vinícolas terão à disposição taças extras, a custo individual, e garrafas fechadas com preços promocionais, para serem consumidas no próprio evento ou levadas para casa. À parte, haverá também opções de gastronomia, com food trucks. A programação musical ficará a cargo do cantor belo-horizontino Fabiano Menezes, ao som de MPB e rock dos anos 1970 e 1980.


Data/horário:
 sábado, 16 de junho, das 14h às 20h

Local: Espaço Ilustríssimo (rua Maranhão, 56, Santa Efigênia)

Valores: R$ 90 (ingresso + kit com 10 degustações); R$ 110 (ingresso + kit com 15 degustações); R$ 130 (ingresso + kit com 20 degustações).

Vendas no site: encontrodevinhos.com.br

 

6) LANÇAMENTO DO ÁLBUM “O TOM DA TAKAI”

A cantora Fernanda Takai faz show de lançamento de seu novo disco solo, “O Tom da Takai” (Deck), com produção e arranjos de Roberto Menescal e Marcos Valle, no Centro Cultural Minas Tênis Clube.  No álbum, a cantora interpreta somente músicas de Tom Jobim, como: “Bonita”, “Fotografia”, “Estrada do Sol” e “Brigas Nunca Mais”, “Ai Quem me Dera”, “Olha p’ro Céu”, “Outra Vez” e “Só Saudade”. “Temos um álbum muito leve, ao mesmo tempo sofisticado e pop, usando o que a bossa nova tem de melhor. E soa muito novo, atualizado. As canções têm uma qualidade incomparável”, comenta Fernanda. No show de estreia, o trio será acompanhado pelos músicos Adriano Souza (teclados), Jefferson Lescowich (baixo) e Renato “Massa” Calmon (bateria) – que também participaram da gravação do disco. O repertório conta com todas as canções do CD, mais algumas surpresas.

Data/horário: 16 de junho, às 21h

Local: Teatro Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2244, Lourdes).

Ingresso promocional: R$ 50 inteira – R$ 25 meia-entrada

Classificação etária: Livre

Informações: Facebook.com/FernandaTakai (foto de Weber Pádua)

7) ATELIÊ WÄLS TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA TORCIDA BRASILEIRA

Entre 14 de junho e 15 de julho, o Ateliê Wäls une gastronomia, cervejas especiais e futebol para quem quer acompanhar os jogos das principais seleções do mundo

Este mês a torcida pela seleção brasileira não será só em campo.  O Ateliê Wäls, montou uma programação especial para o período de 14 de junho e 15 de julho. O “Wäls World” terá transmissão dos jogos, entretenimento, música e gastronomia.

Os torcedores poderão acompanhar os jogos através de três vídeo walls de tamanhos diferentes espalhados em pontos estratégicos do espaço – na varanda serão 16 televisores formando umagrande tela de mais de 4 m de altura, e na parte interior serão outros dois com 2,20m e 3,15 m de altura, respectivamente. Quem quiser arriscar um palpite no placar dos jogos poderá participar de uma brincadeira que terá premiações especiais com produtos Wäls e até mesmo possibilidade de degustar com exclusividade uma taça do “chope de ouro” criado pela Wäls. Além disso será possível participar também de outras experiências degustando comidas típicas de outros países e rótulos especiais criados para a Copa com preços diferenciados.

O Wäls World irá acompanhar os horários de funcionamento do Ateliê, transmitindo jogos que acontecerem de terça a sexta a partir das 17h e sábados e domingos a partir de 12h.

Ateliê Wäls – Wäls World

Local: R. Gabriela de Melo, 566 – Olhos D’Água, Belo Horizonte

Dia: 14 de junho à 15 de julho

Terça a sexta: De 17h a 0h

Sábado: 12h a 1h

Domingo*: 12h a 19h

Reservas e mais informações pelo telefone (31) 3197-2450.

Site: http://www.wals.com.br/atelie/

Fotos de Nélio Rodrigues.

As fotos de Edson Puiati são de Fernando Machado

8) Semana da Gastronomia Mineira apresenta sua programação

Este ano, as atividades ultrapassam a capital mineira e incluem cidades do interior de Minas

Para celebrar o Dia da Gastronomia Mineira, o Instituto Eduardo Frieiro organizou uma intensa e saborosa programação, com atividades de 06 de junho a 1º de julho. Entre as ações estão feiras agroecológicas, gastronomia temática em restaurantes, aulas e palestras de capacitação, demonstrações culinárias, intervenções culturais e a entrega de premiações.

A cozinha mineira encanta não somente por ser a mais característica do Brasil, mas, sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de cultura, histórias e costumes próprios. Investir em gastronomia, em seu estudo e aprimoramento é uma vocação natural dos mineiros, dos chefs mineiros, que sempre buscam o retorno às origens para seus pratos.

Segundo Flávia Botelho, da Espaço Ampliar, empresa que faz a gestão do evento, para este ano a Semana da Gastronomia, trouxe boas novidades. “Vamos descentralizar o projeto, ampliando as ações para o interior. Este ano, além dos cinco pratos exclusivos de restaurantes de Belo Horizonte representando os terroirs mineiros, o público também poderá apreciar outros três em restaurantes de Araxá, Caxambu, Ipatinga e Serro. Outra ação de interiorização é a edição especial da Feira Raízes do Campo, que acontece em Jaboticatubas no dia 23 de junho”.

O objetivo do evento é valorizar e resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.

Segundo o representante do instituto Eduardo Frieiro e curador do evento, Chef Edson Puiati, “a gastronomia hoje é de modo geral bem parecida, pois, após a globalização todo o mundo tem acesso a tudo que o outro faz e também, com o advento das multinacionais, grandes redes de produtos alimentícios levam o mesmo alimento para todas as partes do mundo. Já as cozinhas regionais tentam – mesmo com a globalização – preservar o que lhe é peculiar, pois é exatamente isso que os faz diferentes do resto do mundo, com cozinha regional e peculiaridades inerentes a elas”.

Um dos eventos mais marcantes da programação é a Solenidade de Entrega do Prêmio Eduardo Frieiro. Seu objetivo é agraciar pessoas e instituições de todo o Estado que mantém a memória da culinária mineira através do seu modo de fazer e da memória de suas receitas centenárias. Este ano está marcada para o dia 26 de junho, na Academia Mineira de Letras. Diferentemente das outras atividades, este é um evento fechado apenas para convidados.

Entre as ações abertas ao público, serão realizados no Mercado Central diversos workshops e palestras de capacitação, com temáticas que valorizam a culinária mineira. As cozinhas show este ano serão feitas na Cozinha Escola Mineraria, com inscrições antecipadas. Além disso, as quatro principais instituições do Estado com cursos na área de gastronomia – UNA, Promove, SENAC MG e Estácio – farão intervenções culinárias, aproximando a Academia, com seus professores e alunos, dos produtores, comerciantes e públicos do Mercado, sendo muito bem acompanhados pelos artistas da Trupe Gaia e suas intervenções culturais.A Semana da Gastronomia Mineira é promovida pelo Instituto Eduardo Frieiro, com gestão da Espaço Ampliar. O projeto tem o patrocínio da Gasmig e do Governo de Minas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

  1. Gastronomia Temática

Nove restaurantes de Minas Gerais elaboraram pratos exclusivos, fundamentados na história, geografia, tradições e na diversidade da gastronomia do Estado. O público poderá aproveitar a comemoração para saborear a deliciosa culinária dos terroirs mineiros no período do dia 06 de junho a 1º de julho. Reservas e consultas devem ser feitas diretamente nos estabelecimentos.

Em Belo Horizonte os restaurantes participantes são:

Restaurante Dona Lucinha

Território do Espinhaço

Prato: Comunhão – angu mole com queijo do Serro, costelinha ao molho de vinho e ora-pro-nóbis

Valor: R$ 35 (almoço e jantar de segunda a sábado)

Endereços: Rua Padre Odorico, 38 – Savassi

Telefones: (31) 3227-0562

 

Restaurante Rústico

Território do Cerrado

Prato: Tarte de chocolate com baru e compota de cagaita – torta de chocolate com massa de castanha de baru e compota de cagaita

Valor: R$ 18 – jantar e almoço aos finais de semana

Endereço: Rua Henrique Badaró Portugal, 143 – Loja 157 – Buritis

Telefone: (31) 3024-1993

Restaurante Único

Território Central

Prato: Trio Sem Vergonha do Único – da entrada à sobremesa

Vinagrete de tilápia

Arroz caipira com frango caipira confitado

Doce de batata doce com queijo Canastra

Valor: R$ 52,90 para duas pessoas (servido todos os dias no almoço e jantar)

Endereço: Avenida Cel. José Dias Bicalho, 547 – São José

Telefone: (31) 3879-8430

Restaurante Degraus

Território da Mantiqueira

Prato: “O chef é truta!” – filé de truta grelhado com risoto de parmesão e pinhão com confit de tomates

Valor: R$ 32,90 (almoço e jantar de segunda a sábado)

Endereço: Avenida Guarapari, 176 – Santa Amélia

Telefone: (31) 3267-6337

Restaurante Birosca S2

Território dos Rios

Prato: Peixe com crosta de castanhas de caju e tucupi negro, purê de coco e farofa de banana

Valor: R$ 54 (terça a sábado, das 18h30 às 23h40)

Endereço: Rua Silvianópolis, 483 – Santa Tereza

Telefone: (31) 2551-8310

E no interior, temos:

Restaurante Tarantela

Território do Alto Paranaíba

Prato: Lombo da Beija – lombo grelhado, arroz Araxá, couve, banana da terra, polenta gourmet e feijão

Valor: R$ 45 (jantar de segunda-feira a domingopara duas pessoas)

Endereço: Rua Padre Alaor, 120 – Centro – Araxá

Telefone: (34) 3662-9977

 

Restaurante Agostini Restaurante e Pizzaria

Território da Mantiqueira

Prato: “Terroir da Mantiqueira”

Antepasto – crostini de cogumelos da montanha, parmesão Alagoas com chutney, linguiça da roça no melado de cana e muzzarela de búfala marinada com tomate seco

Valor: R$ 42,90

Endereço: Rua João Constantino, 48 – Caxambu

Telefone: (35) 3341-2766

Confraria Serrana

Território da Serra do Espinhaço

Prato: Filé Madureira – medalhão de filé coberto e gratinado com creme de queijo produzido com leite de puro gado Gir por Túlio Madureira, acompanhado de talharim ao alho e óleo e bolinhas de azeitonas verdes com ricota

Valor: R$ 38 (jantar de terça a domingo a partir das 19h)

Endereço: Rua Fernando Vasconcelos – Centro – Serro

Telefone: (38) 98844-3690

 

Fork Rock Bar

Território do Vale do Aço

Prato: Três Uai – quiabo, polenta feira e torresmo de barriga

Valor: R$ 25,00

Horário de funcionamento: quarta a sábado das 18h às 01h domingo das 12h às 17h

Endereços: R. Centro Comercial do Cariru – Ipatinga – MG

Telefones: (31)99464 0108

 

  1. Feira Raízes do Campo – Edição Comemorativa da Semana da Gastronomia Mineira 2018 – Feira Agroecológica de Jabô + Feira de Artesanato de Jaboticatubas

A proposta da realização de um evento em uma cidade do interior de Minas é descentralizar as ações da Semana da Gastronomia Mineira. Por conta disso, foi selecionada a cidade de Jaboticatubas, que é muito conhecida por sua Feira Raízes do Campo. Seu intuito é valorizar o produtor rural local que oferece alimentos e ingredientes mineiros, saudáveis e sustentáveis. A Feira está marcada para o dia 23 de junho, das 8h às 16h, na Praça Nossa Senhora da Conceição.

 

  1. Ações de Capacitação

Serão realizadas, no Mercado Central, diversas aulas e palestras de capacitação, com temáticas que valorizam a culinária mineira. Essas atividades incluem a apresentação de receitas e trabalhos realizados por chefs e pesquisadores, valorizando os ingredientes emblemáticos mineiros. Inscrições antecipadas podem ser feitas pelo telefone (31) 3786-5747 ou pelo e-mail cozinhamineiraria@mercadocentral.com.br

3.1 Cozinhas Show

Grandes chefes farão demonstrações culinárias com o intuito de aproximar e democratizar a execução de pratos culinários para o público na Cozinha Escola Mineiraria no Mercado Central. Atividade gratuita com inscrição antecipada.

25 de junho (segunda-feira)

Cozinha show: “Língua da Chef”- língua de boi recheada com calabresa e arroz do campo

Chef: Lia – Circuito Gastronômico de Favelas

Horário: 14h às 16h

 

26 de junho (terça-feira)

Cozinha show: “Cozinha Mineira de Fusão”- contra-coxa de pato confitada, purê de mandioquinha e molho de frutas vermelhas

Chef: Eduardo Queiroz – Restaurante Degraus

Horário: 14h às 16h

28 de junho (quinta-feira)

Cozinha show: “Tradições Mineiras:carne de porco e jabuticaba”– paçoca de carne de lata, linguiça artesanal de pernil e sagu de jabuticaba

Chef: Gabriel Trillo – Omilia Restaurante

Horário: 14h às 16h

29 de junho (sexta-feira)

Cozinha show: “Tecnologia aplicada à nova gastronomia mineira”- aprenda novas técnicas de preparo e o uso de tecnologias nos tradicionais pratos mineiros

Chef: Raphael Leroy

Horário: 13h às 15h

3.2   Palestras

Atividade gratuita com inscrição antecipada.

Horário: 16h30 às 18h

25 de junho (segunda-feira)

Palestra: Azeites Mineiros – azeitóloga Ana Paula Beloto

Local: Auditório do Mercado Central

29 de junho (sexta-feira)

Palestra com cozinha show: Ícones da Identidade Mineira: café, cachaça e queijo – chef Eduardo Avelar (Emater-MG e Territórios Gastronômicos)

 

  1. Demonstrações culinárias e Intervenções Cênicas da Trupe Gaia

As quatro principais universidades do Estado farão intervenções culinárias no Mercado Central, aproximando a Academia com seus professores e alunos dos produtores, comerciantes e públicos do Mercado, sendo muito bem acompanhados pelos artistas da Trupe Gaia e suas intervenções culturais. Atividades gratuitas, sem necessidade de inscrições.

Local: Mercado Central

Horário: 10h às 12h

Datas: 30 de junho e 1º de julho (sábado e domingo)

30 de junho

Demonstração do curso de Gastronomia do Centro Universitário Una.

Demonstração do curso de Gastronomia da Faculdade Promove.

1º de julho

Demonstração do curso de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC

Demonstração do curso de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá

Entrega do Prêmio Eduardo Frieiro

O Prêmio tem como objetivo agraciar pessoas e instituições de todo o Estado que mantém a memória da culinária mineira através do seu modo de fazer e da memória de suas receitas centenárias. Os homenageados estarão no site do Instituto no dia 27/06, após a solenidade.

 

Semana da Gastronomia Mineira

Data: De 06 de junho a 1º de julho

Telefone: 31 3224-4949

Mais informações: http://www.institutoeduardofrieiro.com.br

Chef Leandro: Restaurante único. Crédito de Nélio Rodrigues

9) BRAHMA E MINEIRÃO TRAZEM GRANDES ARTISTAS PARA BH DURANTE A COPA DO MUNDO

Esplanada do estádio vai receber o evento Mineirão Arena Nº 1 Brahma durante os jogos do Brasil e na segunda fase do Mundial

            Neste domingo a Seleção brasileira faz sua estreia em campo na Copa do Mundo e a distância não vai impedir que a torcida mande boas vibrações e se sinta novamente campeã pela participação do Brasil no maior campeonato de futebol do mundo. Em Belo Horizonte o Mineirão Arena Nº 1 Brahma vai reunir os apaixonados pelo esporte na Esplanada do estádio para acompanhar os jogos em um telão de 55metros. Com entrada gratuita, o espaço receberá ainda shows, bares, foodtrucks e um museu Brahma.

O espaço irá funcionar em oito jogos, contemplando a participação do Brasil na primeira fase do Mundial e também os jogos da segunda fase da competição. Os artistas que vão passar pelo palco do Mineirão Arena Nº 1 Brahma nas próximas semanas são Capital Inicial, Iza e Jota Quest, mas em julho outros nomes também prometem animar a torcida.

 

Programação 1ª fase:

17/06

Abertura dos portões: 12h

Brasil X Suíça: 15h

Atração nacional surpresa

22/06

Abertura dos portões: 8h

Brasil X Costa Rica: 9h

Atração: Iza

27/06

Abertura dos portões: 12h

Brasil X Sérvia: 15h

Atração: J Quest

Serviço:

Mineirão Arena Nº 1 Brahma

Avenida Antonio Abrahão Caram, 1001, Pampulha (Esplanada do Mineirão)

Entrada Gratuita

Mais informações: https://www.facebook.com/events/388326694987395/

One thought on “Difícil escolher: fim de semana recheado de eventos culturais e gastronômicos em BH e interior

  1. I
    O tempo que reside em cada olhar

    Um Drummond por dia
    Mamãe sempre me dizia

    Meu filho

    Se em algum momento da sua vida você desejar

    Amar Sentir e Pensar a vida que pulsa em todo olhar
    De uma maneira mais ampla, consiste e competente

    Não se esqueça

    Um Drummond por dia
    Mamãe sempre me dizia

    Que o tempo reside em cada olhar
    E o infinito pulsa em cada coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *