Casa dos Contos em Ouro Preto, recebe mostra “Gravuras de Yara Tupynanbá”

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , , , ,
A exposição marca o retorno à cidade histórica de Ouro Preto de um dos grandes nomes da arte brasileira.
São 54 trabalhos, dentre estudos inéditos e realizações de diversas fases da artista conhecida e respeitada em todo o País ao longo de sete décadas, sendo considerada nossa maior muralista viva.
Yara Tupynambá é, para muitos estudiosos, um dos ícones de Minas Gerais. Retratou diversos biomas, atendo-se, principalmente, à vegetação mineira. Seu profundo conhecimento sobre a história garantiu registros memoráveis como a série de ilustrações para a obra de Agripa de Vasconcelos e os grandes painéis que impressionam pela beleza, força e personalidade.
Para a exposição “Gravuras de Yara Tupynambá”, a curadoria conjunta, a cargo da artista plástica e produtora cultural Clarice Fonseca, José Theobaldo Júnior, Presidente do Instituto Yara Tupynambá, e do ator José Roberto Pereira optou por um recorte com foco nos trabalhos relacionados à memória, às manifestações tradicionais, religiosas, expressões do cotidiano e à vegetação de Minas Gerais, além de estudos inéditos, considerando a importânca histórica desta mostra na universal Ouro Preto.
Aos 86 anos, Yara Tupynambá segue criando, diariamente, em seu atelier belo-horizontino. “O atelier é o lugar onde passo a maior parte da minha vida. Ora pintando, ora estudando, ora lendo meus livros. Nele não estão expostos os meus quadros, mas os de grandes artistas que admiro. Desta forma, mantenho contato diário com obras de outros artistas, que me ajudam a ver e seguir os meus caminhos”, registra.
Natural de Montes Claros, Minas Gerais, ela teve Alberto da Veiga Guignard e Oswald Goeldi como mestres. Foi bolsista do Pratt Institute em Nova York. Participou das bienais de São Paulo e Salvador. Realizou mostras individuais nas principais galerias brasileiras, nas norte-americanas Hourian (San Francisco) e Brazilian Cultural Institute (New York); na Institute of Education, de Londres; na Inter-Art, Paris; na Vilar, da cidade do Porto (Portugal) e outros prestigiados espaços. Em 2011, recebeu o título de Artista do Ano concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte.
O vernissage acontece às 20h do dia 22 de março, quinta-feira. A mostra será aberta ao público de 23 de março a 29 de abril, com entrada franca.
Durante o período em que estiver em cartaz, haverá atividades programadas para crianças a partir de cinco anos de idade.
Exposição “Gravuras de Yara Tupynambá”
 
Exposição de 54 obras de Yara Tupynambá.
LOCAL: Grande Galeria da Casa dos Contos (Rua São José, 12, Centro, Ouro Preto, Minas Gerias, telefone 31 3551-1444).
VERNISSAGE: 22 de março, às 20h. VISITAÇÃO: 23 de março a 29 de abril. HORÁRIOS: de terça a domingo, de 10h às 18h; segundas e feriados, de 14h às 18h. Entrada franca. Atividades programadas para crianças de todas as idades.
REALIZAÇÃO: Instituto Yara Tupynambá (Rua Soares do Couto, 144, Vila Paris, Belo Horizonte/MG, telefones 31 3213-3948 e 99246-2000).
OUTRAS INFORMAÇÕES: (31) 99939-3860 e 99987-5645.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *