Casa dos Contos, em Ouro Preto, inaugura “Retratos e Paisagens” de Paolo Battiston.

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , ,
Paolo Battiston nasceu em Padova, Itália, próximo a Veneza, onde iniciou sua formação nas artes plásticas.
Desde jovem interessou-se pelo desenho e pela pintura, o que o levou a frequentar o Liceu Artístico Parini (1988-1993) e a Academia de Belas Artes de Veneza (1995-1999).
Trabalhou em ateliê de artistas italianos, dentre eles Stefano Orsetti e Claudio Colaoni. Em suas viagens de estudo pela Bretanha, Costa Mediterrânea e Norte da África, sua paixão pelo mar situou-o na Marinha do Exército e posteriormente como marinheiro velejador. Essa fase de sua vida marcou de forma indelével a singularidade de suas pinturas. Seu movimento pictórico sugere a força sutil ou intensa dos ventos marítimos. Suas cores impregnam-se de tonalidades várias, desde verdes múltiplos, azuis celestes até o profundo azul ultramar. Várias exposições internacionais marcaram esse período.
Aos 43 anos, Battiston fixou residência com a família há 10 anos em Ouro Preto, onde mantêm uma Pousada-Galeria no distrito de Lavras Novas.
Nesta sua primeira exposição pública no Brasil, na Galeria da Centenária Casa dos Contos de Ouro Preto, o artista apresenta-nos 30 pinturas sobre temas recorrentes de retratos e paisagens, e 2 painéis onde reuniu esboços e anotações, pontos de partida para suas pinturas.
Serviço
Exposição Retratos e Paisagens, por Paolo Battiston
Curadoria
Haroldo Paiva
Produção Executiva
Cida Santiago
Abertura
23 de fevereiro, sexta-feira, às 20h
Visitação
24 de fevereiro a 18 de março
  • Segunda-feira, de 14h às 18h
  • Terça a sábado, de 10h às 18h
  • Domingo, de 10h às 15h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *