Casa dos Contos convida para o lançamento do livro “Sementes da Vida”, de Araci Pires Ribas

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , ,
A obra é um livro de memórias da família Pires, do sul de Minas Gerais. Era apenas uma semente em estágio embrionário em seu subconsciente até a autora ser “despertada” pelas afetações do Projeto Primaveras Compartilhadas, tese de doutorado de Nara Rúbia de Carvalho Cunha, para se transformar num sonho de toda uma família.
 
O livro narra histórias de um tempo em que as crianças podiam brincar em frente à casa, em que as famílias almoçavam e jantavam juntas ao redor de uma mesa, em que rezavam antes de dormir e em que os remédios vinham todos da horta de casa. Tempo em que o respeito, a honestidade e o trabalho tinham um valor imensurável e faziam parte da educação das famílias.
 
Para a autora, o livro “nasceu do amor e para o amor. Nele deixamos nossas sementes, nossos frutos, para a continuação da nossa geração, como proteção também àquele que ainda virá, porque na vida, somos semeadores, ninguém vive sem semear, seja o bem, seja o mal. E quem semeia flores, colhe belezas e perfumes, mas os que semeiam o mal, com o mal se ferem na colheita.”
 
A obra apresenta relatos que são verdadeiras lições de vida, em que estão presentes os registros mais puros de tudo em que a autora acredita, oportunidade em que evidencia que a vida não é feita de acasos, mas do reflexo de nossas ações, como um eco a nos devolver tudo o que dizemos ou fazemos.
 
“Sementes da Vida” nasceu de uma preocupação em legar às gerações a lição de que a vida passa, mas ficam as sementes, razão pela qual devemos semear o bem e deixar um solo fértil para aqueles que virão.  
 
Araci Pires Ribas
 
Araci é viúva, mãe de quatro filhos e avó de oito netos. Profissionalmente, atuou como professora primária, empresária no comércio de peças para eletrodomésticos e pedagoga em escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Possui especialização em Orientação Educacional de Ensino Médio pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG).
 
Hoje aposentada, dedica-se a curtir seus netos, cuidar de seu jardim, viajar, ler e escrever. 
O lançamento do livro acontece na Casa dos Contos no domingo, 14 de outubro, às 17h.

Serviço:

O que: lançamento do livro “Sementes da Vida”, de Araci Pires Ribas
Quando: 14 de outubro, às 17h
Onde: Casa dos Contos de Ouro Preto (Rua São José, 12, Ouro Preto/MG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *