Abertura de exposição e entrega do restauro do Chafariz dos Contos marcam o Lançamento do Ano do Patrimônio Cultural

Agenda Cultural, Em Ouro Preto , , , , , ,

Foto acima de Luiz Fontana

Na última sexta-feira (23), a população de Ouro Preto recebeu o Chafariz dos Contos totalmente restaurado e com o anúncio de que tal monumento terá sua fonte de água ligada em datas cívicas, tais como a noite da cerimônia de entrega da obra do Chafariz, a Semana Santa e o Aniversário da cidade. Além disso, ainda na sexta-feira, uma exposição sobre a história do uso da água em Ouro Preto foi inaugurada no Anexo do Museu da Inconfidência, compondo o evento de Lançamento do Ano do Patrimônio Cultural de Ouro Preto, celebrado neste ano de 2018.

Na cerimônia de entrega do restauro, o secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni Moreira, destacou a importância do Chafariz dos Contos e ressaltou que a obra de restauro foi totalmente realizada com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio. Além disso, todas as atividades de Lançamento do Ano do Patrimônio Cultural foram custeadas com recursos de empresas parceiras do município, de modo que a Prefeitura não foi onerada em nenhum momento. Nesse contexto, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Wander Albuquerque, elogiou o trabalho que a Secretaria de Patrimônio e Cultura tem desenvolvido, no sentido de se reinventar constantemente a fim de manter as ações de proteção ao patrimônio cultural presente em Ouro Preto mesmo em época de queda da arrecadação municipal.

 

Ainda durante as celebrações do dia 23, o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, informou que o restauro do Chafariz dos Contos é a primeira de muitas obras que virão, sendo o Chafariz do Taquaral o próximo a receber uma intervenção. Na ocasião, o prefeito entregou Diplomas de Honra ao Mérito para as arquitetas e engenheiro envolvidos na obra de restauro do monumento (Ana Paula Paixão, Elisangela Silva, Fernanda Danese e Renilson Martins), em reconhecimento à importância do trabalho dos servidores municipais para a atual gestão.

 

Dentre os presentes, estavam o vice-prefeito de Ouro Preto, Ailton Miranda Silva, o secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, a superintendente do IPHAN em Minas Gerais, Célia Corsino, o diretor do Escritório Técnico do IPHAN em Ouro Preto, André Macieira, o secretário Municipal de Governo, André Simões, e a população de Ouro Preto, que compareceu em número expressivo para saciar a sede e a saudade no Chafariz dos Contos.

Fotos: Entrega do restauro do Chafariz dos Contos. Divulgação ASCOM/PMOP – Marcelo Tholedo. / Chafariz dos Contos no início do século XX. Arquivo Luis Fontana.

Divulgação: ASCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *